IV COLÓQUIO -  IV COLLOQUIUM (2022)

Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese

IMAGE PLAY International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.


IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY  International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool. 


CONFERENCISTAS - SPEAKERS  

9


PAÍSES  - COUNTRIES

Portugal | Brasil


 04 de novembro de 2022 |   04 November 2022 

COLÓQUIO - COLLOQUIUM
ON-LINE


Diretor do Comité Cientifico do Colóquio e Moderador do Colóquio

Prof. HERNANDO URRUTIA 

Doutor em Média-Arte Digital e Investigador do CIAUD-UPT e CIAC 

(Universidade Portucalense  |  Universidade do Algarve/Universidade Aberta)


Diretor Prof. Dr. Hernando Urrutia é Professor de Multimédia e Artes nas áreas áreas científicas "Audiovisuais e Multimédia" nas disciplinas de Tecnologias Digitais de Vídeo e Informática Aplicada, na Universidade Portucalense, Investigador Colaborador do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação);  Investigador Colaborador do CIAUD | UPT – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design (Polo UPT - Design); Investigador Visitante do M-ITI (Madeira Interactive Technologies Institute UMa); Diretor e Curador de TRANSGRESSION art + technology PR 2, 2023-2024. Diretor e curador de META-MORPHOSIS digital; Diretor do Programa de Residência Artística PRA  
2023-2024 ; Diretor do Programa Exibição Experimental PEE 2024; Curador do FONLAD - International Video Art & Performance Festival XVIII Edición 2023, Coimbra, Portugal, Curador da Mostra de Curtas Portugueses na I Edição de META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual – Portugal (Brasil); Curador da Mostra de Vídeo Arte na Fronteira, na Secção Portugal e Secção Espanha, da Feria Transfronteiriça de Arte Contemporânea (Espanha - Portugal), 2022/2023/2024/2025/2026, da "Fundación Olintia" de Espanha. 

Membro do Comité Científico Internacional e Curador Internacional do OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - Itália; Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE Interação | Narração de Som | Narração de Vídeo 2022-2023 II e III Edição, em Salermo, Itália. Diretor e Curador Internacional do The Wrong Biennale, Espanha - 5 Edição 2021-2022 | 6ª Edição 2023-2024; Diretor e Curador de "EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual - (Mostra Internacional de Vídeo Arte) Portugal 2019-2020-2021-2022; Diretor e Curador de IMAGE PLAY International video Art Festival 2019-2020-2021-2022-2023; Diretor e Coordenador do Projeto EXE - Experimental Exhibition | Audio-visual, na  programação estável de exibições de Festivais, Mostras e Bienais 2023-2024, Portugal 

Diretor dos Projetos: MAD 01 - Museu de Arte Digital 01; FX DIGITAL ART- Mostra de Arte Digital no Espaço Público; + PROJECTION AC - Projeção da arte contemporânea no espaço público; Curador de 39 Projetos Artísticos Nacionais e Internacionais desde 1996; Membro da Secção de Investigação "Polifranquearte", Espanha, da Red VADB Arte Contemporânea Latino-americana, do Curator Space, em Reino Unido, do Cine Mutante, em México entre muitos outros; Diretor de "+ Art Contemporary" "+ Sound Art Project"; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO; "Processos de Comunicação DIGITAL"; "Urban Som"; "olhAR-TE mapea-MENTO"; LINE -Art Project, entre outros.

Apresentação

No âmbito da área da vídeo arte como renovação tecnológica e experimentação digital, pretende-se criar novas pontes de reflexão sobre as novas narrativas contemporâneas híbridas e remix audiovisuais atuais, o cinema experimental e de vanguarda e vídeo experimental interativo, as narrativas audiovisuais como componente ritual de alguns eventos de música eletrónica alternativa, as reflexões sobre o processo criativo e a criação e visualização na era virtual desde o pré-cinema ao espectador do virtual a criação audiovisual em plataformas de realidade virtual, como formulações de grande importância no campo da intersecção entre arte, ciência e tecnologia, como manifestação da cultura contemporânea audiovisual, no intuito gerar conhecimento e reflexão para trasbordar e influenciar as novas manifestações da cultura audiovisual contemporânea, como também ampliando a reflexão da importância da narrativa pessoal com ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável, evidenciando o audiovisual como ferramenta fundamental para análise crítica e reflexiva da sociedade. Abrindo debate e vinculando o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente.

Prof. Dr. Hernando Urrutia 

Diretor do Comité Cientifico do Colóquio 

PALESTRAS

Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese



PROGRAMAÇÃO IV COLÓQUIO IMAGE PLAY ►2022



► As narrativas audiovisuais na sua experimentação multimédia

Prof.a Doutora EMÍLIA SIMÃO

(Universidade Portucalense - Universidade Católica Portuguesa)


► Tecnologia e Transcriação na Poética de Samuel Beckett.

Prof.a Doutora GABRIELA BORGES

(Universidade do Algarve)


► Criação e visualização na era virtual I: Do Pré-Cinema ao Espectador do Virtual.

Prof.a Pós-Doutora DENIZE ARAUJO

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Prof.a Pós-Doutoranda CLAUDIA LAMBACH

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Prof. Doutorando TOM LISBOA

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)


► Criação e visualização na era virtual II: Criação Audiovisual em Plataformas de Realidade Virtual.

Prof.a Doutora ANDREIA MACHADO OLIVEIRA

(Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)

Mestrando FLÁVIO CARVALHO

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, ParanáBrasil)

Doutorando MATHEUS MORENO

(Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)


► Projekto Cartas Telepáticas

Doutor EDGAR PÊRA

(Universidade do Algarve, Portugal)



CONFERENCISTAS


Prof.a Doutora EMÍLIA SIMÃO

(Universidade Portucalense - Universidade Católica Portuguesa)

Professora Dra. Emília Simão é Docente e Coordenadora da Licenciatura em Multimédia e Artes da Universidade Portucalense (UPT) e docente convidada do Mestrado em Comunicação Digital, da Universidade Católica Portuguesa (UCP). PhD em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP), Mestre em Comunicação e Multimédia pela Universidade Católica (UCP) e em Direcção Artística pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e Licenciada em Comunicação pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG). É fundadora e coordenadora do ObEMMA_Observatory of Electronic Music and Media Arts e membro do CITCEM_Centro de Investigação Transdisciplinar "Cultura, Espaço e Memória". Os seus principais interesses de investigação centram-se na música electrónica, estéticas digitais, new media arts, ambientes imersivos e cultura digital.

As narrativas audiovisuais na sua experimentação multimédia

Resumo

As narrativas audiovisuais têm um papel fundamental na componente ritual de alguns eventos de música electrónica alternativa, possibilitando em alguns casos, a criação/encenação de experiências "extáticas", com recurso a elementos simultaneamente visuais e sonoros. A presença do vídeo nos dance-floors da música electrónica de dança, mas também em performances da música electrónica experimental ou contemplativa revela uma quase "indissociabilidade", em que o todo extrapola a co-existência das partes. A conjugação do som com a manipulação de imagens recriam ambientes que propiciam experiências multi-sensoriais, que vão para além do corpo quando estendidas aos ambientes virtuais, ainda que a dissolução das fronteiras entre o físico e o digital seja cada vez mais evidente e que a fusão de ambos propicie inclusive novas estéticas. Recorrendo a exemplos de eventos e performances, pretende-se com esta exposição reflectir sobre a evolução da presença da imagem no mundo "audio" da electrónica, do seu papel na construção da narrativas, experiências e lugares.


Prof.a Doutora GABRIELA BORGES

(Universidade do Algarve)

Professora Dra Gabriela Borges é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágios de investigação na Universidade Autónoma de Barcelona (1996) e na University of Dublin Trinity College (2000-2002). Realizou dois estágios de pós-doutoramento (2005-08/2019-20) sobre televisão de qualidade e literacia mediática no CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) da Universidade do Algarve, onde atualmente leciona em cursos de licenciatura, mestrado e no Doutorado em Média-Arte Digital e atua como investigadora integrada do CIAC. Também é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil e do Doutorado em Comunicação da Universidade de Huelva, Espanha. Membro da Rede Interinstitucional Euroamericana de Competência Mediática para a Cidadania (ALFAMED), sendo coordenadora da equipe brasileira, e da Rede Obitel Brasil. Coordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual e editora da Revista Lumina do PPGCOM-UFJF.

Tecnologia e Transcriação na Poética de Samuel Beckett.

Resumo

Esta comunicação apresenta uma reflexão sobre o processo criativo de Samuel Beckett entre as artes e os media (literatura, teatro, televisão, cinema e rádio), centrando-se no processo criativo da peça What Where (1986), originalmente escrita para a televisão alemã Suddeustcher Rundfunk, mas cujo texto foi reescrito diversas vezes pelo próprio Beckett e, em 2000, foi transcriada por David Mamet para cinema e televisão no âmbito do projeto Beckett on Film. O processo criativo que permeia as diferentes transcriações permite refletir sobre a tecnologia e as artes não apenas no final do seculo XX, quando o texto foi escrito, mas principalmente no século XXI, em que estamos inseridos numa sociedade de amplo controle tecnológico.


Prof.a Pós-Doutora DENIZE ARAUJO

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Professora Dra. Denize Araujo PhD em Literatura Comparada, Cinema e Artes pela UCR - University of California, Riverside, USA; Pós-Doutorado em Cinema e Artes pela Universidade do Algarve, Portugal; Mestrado na ASU- Arizona States University, USA. Especialista em Literaturas de Língua Inglesa UFPR; Docente do PPGCom-UTP, Líder do NPPA - Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual e do Grupo de Pesquisa CIC (CNPq-UTP) em parceria com CIAC, Portugal. Coordenadora da Pós em Cinema Expandido-UTP; Membro do Conselho Científico de Avanca, Coordenadora da Pós em Cinema Expandido; Chair do VIC - Visual Culture -, do IC-International Council e do SRC -Scholarly REview Committee da IAMCR, International Association of Media and Communication Research; Curadora do BRICS, do CurtaBR e do Animatiba.

Prof.a Pós-Doutoranda CLAUDIA LAMBACH

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Professora Dra. Claudia Lambach Pós-doutoranda com bolsa da UTP, com Supervisão da Prof.a Denize Araujo, PhD. Docteure en Sciences de l'Information et de la Communication pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris3 (Bolsa CAPES - 2013 à 2015). Mestre em Teoria da Cultura Visual pelo IADE/ESD - Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing, em Lisboa (Bolsa do Programa AlBan). Especialista pela EMBAP em História da Arte Moderna e Contemporânea e Bacharel em Desenho Industrial pela PUC-PR. Contrato como pesquisadora no Laboratoire d´excellence ICCA Industries culturelles et création artistique - LABEX (2016 à 2017). Membro dos laboratórios de pesquisa Labex ICCA e IRCAV (França). Membro do GP CIC-CNPq- CIAC pela UTP. Integrante da Equipe NPPA.

Prof. Doutorando TOM LISBOA

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Professor Doutorando Tom Lisboa Doutorando do PPGCom-UTP com Taxa Prosup CAPES, orientando da Prof.a. Denize Araujo, PhD, Mestre em Photography and Urban Cultures pela Goldsmiths, University of London e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua como fotógrafo e professor de cinema e fotografia. Membro do GP CIC-CIAC e do NPPA - Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual. Bacharel em Informática (Universidade Federal do Paraná) com Especialização em Marketing (FAE/PR) e Gestão da Criatividade e Inovação (PUC/PR); Tem experiência nas áreas de curadoria, fotografia, vídeo, comunicação, cinema e intervenção urbana.

Criação e Visualização na Era Virtual I: Do Pré-Cinema ao Espectador do Virtual.

Resumo

Esta mesa vai apresentar trabalhos sobre imagens que desafiam o espectador em três sentidos diferenciados, como espectador-repertorial, espectador-interator e espectador-coautor. As apresentações questionam a possibilidade de imagens que evocam outras anteriores, imagens produzidas em celular e imagens estáticas imaginadas em movimento. O movimento é o eixo condutor das imagens das apresentações, construindo uma trajetória que começa e termina com o pré-cinema, enfatizando também as imagens de "cinema de bolso".  


Prof.a Doutora ANDREIA MACHADO OLIVEIRA

(Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)

Professora Dr.a Andreia Machado Oliveira. Artista multimídia, docente e pesquisadora nas áreas de arte, ciência e tecnologia sobre sistemas interativos, inteligência artificial, imagem técnica e processos de colaboração. Pesquisadora do CNPq - PQ2. Pós-doutorado na City University of Hong Kong e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Université de Montreal. Atualmente é professora associada do Departamento de Artes Visuais e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, e coordenadora do LabInter/UFSM

Mestrando FLÁVIO CARVALHO

(Universidade Tuiuti do Paraná UTP, Curitiba, Paraná, Brasil)

Mestrando Flávio Carvalho é mídia-artista, curador de arte e designer que vive e trabalha em Curitiba, Brasil. Mestrando em Comunicação e Linguagens - Cinema e Audiovisual na Universidade Tuiuti do Paraná UTP, sob a orientação da Prof.a Denize Araujo, PhD, e Membro do NPPA e do GP CIC-CIAC. Estudou especialização em Interdisciplinar de Artes e Ensino das Artes na Universidade Estadual do Paraná UNESPAR/FAP em 2012. Desde então, exibiu coletivamente em festivais como MADATAC, Subtle Technologies, Girona Film Festival, Homeostasis Lab, entre outros. Entre 2017 a 2020 foi o curador da exposição Subli_me e Laniakea da The Wrong - New Digital Art Biennale em Curitiba. Integrou em 2018 a curadoria da Bienal Internacional de Arte de Curitiba ganhando o Prêmio Jovens Curadores. Atualmente é curador convidado da Bienal Internacional de Arte de Curitiba.

 Doutorando MATHEUS MORENO

(Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil)

Doutorando. Matheus Moreno e Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM. Membro do Laboratório Interdisciplinar Interativo (LABINTER/CAL/UFSM) Grupo de Pesquisa e Criação InterArTec (CNPq). Arquiteto Urbanista graduado pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria em 2011, Bacharel em Artes Visuais - Atelier de Objetoarte e Multimeios pela Universidade Federal de Santa Maria em 2008. Cursa Licenciatura Plena em Artes Visuais. Curador do EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual FullDome.

Criação e visualização na era virtual II: Criação Audiovisual em Plataformas de Realidade Virtual.

Resumo

Esta mesa apresenta projetos que envolvem a criação audiovisual em plataformas de realidade virtual. O evento internacional EFEMERA Imagem - Exibição AudioVisual FullDome, organizado pelo LabInter/UFSM/Brasil, vêm sendo realizado desde 2020 em ambientes de realidade virtual com acesso online. Está voltado a experimentação de novos métodos de produção e fruição imersiva de obras de música visual. Investigando a ampliação dos processos comunicacionais, estabelece novas relações entre o público, as mídias e o meio arquitetônico virtual. 


Doutor EDGAR PÊRA

(Universidade do Algarve , Faro, Portugal)

Dr. Edgar Pêra Doutor em Comunicação Cultura e Arte, Docente na Escola Superior de Teatro e Cinema, AR.CO, Universidade Lusófona e ESAP. Realizador de 20 longas-metragens, 37 curtas-metragens, 3 filmes musicais, 17 videoclips, 12 propagandas e publicidades, 14 filmes 3D e 4 filmes em progresso. Vence o prémio Pasolini pela sua carreira, juntamente com Alejando Jodorowsky e Fernando Arrabal.

 

Projekto Cartas Telepáticas

Resumo

Está comunicação expõe um projeto de filme sobre os escritores desde o âmbito das cartas telepáticas


TRANSMISSÃO DO IV COLÓQUIO - BROADCAST OF THE IV COLLOQUIUM

( Canal Oficial Vimeo - Official Vimeo Channel )