I COLÓQUIO - I COLLOQUIUM (2019)
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool.
CONFERENCISTAS - SPEAKERS
4
PAÍSES - COUNTRIES
Portugal | Espanha
► 21 de novembro de 2019 | 21 November 2019
PALESTRAS
As novas narrativas experimentais como renovação da vídeo arte atual
Doutorando em Média-Arte Digital e Investigador do CIAC, HERNANDO URRUTIA
(Universidade do Algarve/Universidade Aberta)
Resumo
Expõe-se a Vídeo Arte como Renovação Tecnológica da Experimentação Digital das Novas Narrativas Contemporâneas, a vídeo arte como narrativas audiovisuais da imagem e do som em movimento, que é também arte e meio de comunicação que trasborda e influencia as novas manifestações dos meios audiovisuais sejam no cinema, vídeo clipe, como na publicidade, para o qual falamos da produção de novas narrativas audiovisuais, no campo da interseção entre arte, ciência e tecnologia, como uma manifestação da cultura contemporânea e especificamente da experimentação de imagens sonoras em movimento nas narrativas contemporâneas urbanas.
Poesia e liberdade. Uma reinvenção da videoarte contemporâneo
Prof. Doutor PAU PASCUAL
(Universidade da Madeira)
Resumo
A intervenção trata sobre a singularidade discursiva e hibridez da videoarte na atualidade. A incorporação de formatos, disciplinas e linguagens distintos. Nomeadamente do vídeo musical, cinema, motion graphics e animação de criação, além do cinema expandido o da videoarte mais ativista/formalista. Também como meio intercultural ideal para expressar e debater conteúdos sociais provenientes da antropologia, política e da filosofia. Reivindicando-se como uma ferramenta popular e poética da arte contemporânea em contínua transformação.
Assim, a intervenção, visa discutir, a ressignificação da vídeoarte na atualidade e da sua repercussão na vida sociocultural.
A reflexividade no vídeo e cinema experimentais. Estratégias de autodefinição da imagem cinemática.
Prof. Doutor CARLOS VALENTE
(Universidade da Madeira)
Resumo
A imagem em movimento, o a imagem-tempo, como diria Deleuze, possui várias dimensões e estatutos. Um deles, que nos interessa especialmente, situa-se nos caminhos ontológicos e filosóficos da procura da autodefinição da imagem, em si. Esta comunicação pretende, pois, explorar alguns casos em que a prática artística, que recorre à imagem cinemática, tenta produzir uma reflexão sobre si mesma. O caráter minimalista e conceptual deste tipo de abordagem é uma constante, que aqui importa analisar.
Literacias fílmicas e vídeoarte: uma relação emergente?
Doutorando em Média-Arte Digital e Investigador do CIAC, JOÃO PINTO
(Universidade do Algarve/Universidade Aberta)
Resumo
A intervenção aborda a relação das Literacias fílmicas como contributo para videoarte.
Parte do enquadramento das literacias dos média, na atual sociedade digital e mediática, para refletir sobre a influência da literacia fílmica, não só no processo de artístico, mas também na formação/educação do público.
No quadro do Plano Nacional do Cinema (PNC) e do novo Plano Nacional das Artes (PNA), explora, ainda, os possíveis contributos destas iniciativas governamentais para área da videoarte, nomeadamente a primeira, uma vez que existem escolas que a usam nas suas atividades em torno do PNC, assim é como no caso de outros projetos similares, numa aproximação do cinema (moderno, experimental, de vanguardas, ...) à videoarte.
Assim, a intervenção, visa discutir, se na atualidade uma relação entre as literacias fílmicas e a videoarte poderá ser entendida como forma de perceção do mundo e de expressão artística.