II COLÓQUIO - II COLLOQUIUM (2020)
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool.
CONFERENCISTAS - SPEAKERS
3
PAÍSES - COUNTRIES
Portugal | Brasil
► 06 de novembro de 2020 | 06 November 2020
PALESTRAS
Diretor e Moderador do Colóquio
Doutorando em Média-Arte Digital e Investigador do CIAC, HERNANDO URRUTIA
(Universidade do Algarve/Universidade Aberta)
Apresentação
No âmbito da área da vídeo arte como renovação tecnológica e experimentação digital, pretende-se criar novas pontes de reflexão sobre as novas narrativas contemporâneas híbridas e remix audiovisuais atuais, o cinema experimental e de vanguarda e vídeo experimental interativo, como formulações de grande importância no campo da intersecção entre arte, ciência e tecnologia, como manifestação da cultura contemporânea audiovisual, no intuito gerar conhecimento e reflexão para trasbordar e influenciar as novas manifestações da cultura audiovisual contemporânea, abrindo debate e vinculando o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente.
Temporalidades: Vídeo Experimental Interativo
Prof. Doutor BRUNO MENDES
(Universidade do Algarve)
Resumo
Partindo da ideia de vídeo arte contemplativa, esta comunicação propõe analisar o potencial de experimentação eminente do vídeo interativo. os processos psicossomáticos podem proporcionar-nos diferentes percepções relativas ao conceito de tempo. Esta manipulação pode incentivar a passagem do espetador de um plano extradiagético para um plano intradiagético, conferindo-lhe um papel ativo na construção duma experiência estética.
As Vanguardas e o Cinema ou o Cinema das Vanguardas
Prof.a Doutora MIRIAN TAVARES
(Universidade do Algarve)
Resumo
O cinema foi usado por artistas como Marcel Duchamp, Fernand Léger e Hans Arp, dentre outros, como um espaço da experimentação e da criação de uma poesia visual marcadamente abstrata. Irei refletir sobre a relação desses experimentos com o cinema clássico e sobre o reaparecimento desse experimentalismo, anos mais tarde, na vídeoarte
Temporalidades: Vídeo Experimental Interativo
Prof. Doutor JOSÉ BIDARRA
(Universidade Aberta)
Resumo
Num tempo de incerteza e mudança surgem novas convergências da imagem com o imaginário, ancoradas na multimédia e nas inovações tecnológicas. Este é o tempo das narrativas híbridas e do remix audiovisual, buscando novas linguagens audiovisuais a partir de configurações estabelecidas por características dos meios de comunicação, enfatizando o papel das plataformas de difusão de informação e entretenimento. Assim, importa suscitar algumas questões sobre a elasticidade da imagem, o ato de ver, e de pensar a comunicação.