QUEM SOMOS - WHO WE ARE

IMAGE PLAY ►International Video Art Festival nasce como ideia desde 2017 e é consolida na sua primeira Edição em 2019, com o objetivo de promover e dar difusão à imagem em movimento e o som, dos meios criativos audiovisuais da vídeo arte, como forma de expressão da arte contemporânea, atendendo o panorama artístico atual, a criação multidisciplinar e a arte das novas gerações de artistas a nível nacional e internacional, apresentando nas suas 5 edições (2019-2023), 137 artistas conceituados a nível internacional com 229 obras de 35 países como: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos de América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungría, Índia, Inglaterra, Irão, Israel, Itália, Japão, Lituânia, México, Portugal, Servia, Suécia, Reino Unido, Ucrânia, Venezuela. O seu propósito é fomentar a experimentação, a investigação, a produção e a difusão da criação artística de vanguarda.

O seu propósito é fomentar a experimentação, a investigação, a produção e a difusão da criação artística de vanguarda, desde suas 2 Sessões habituais e o Colóquio realizados em cada edição.

O IMAGE PLAY ►International Video Art Festival, visa promover um encontro entre as linguagens da vídeo arte das diferentes culturas, propondo uma reflexão e um pensamento audiovisual, explorando relações com tendência experimental e/ou ligação com a tecnologia. O IMAGE PLAY ►International Video Art Festival, tem no seu contexto o diálogo entre culturas.

Propõe a divulgação e assimilação de experiências, métodos e saberes, potenciando as relações pensamento/ação e criatividade/inovação, nas experiências cambiantes da sociedade contemporânea e as linguagens que visibilizam esses alterações e novas experiências.


IMAGE PLAY ►International Video Art Festival was born as an idea in 2017 and is consolidated in its first edition in 2019, with the aim of promoting and disseminating the moving image and sound, the creative audiovisual media of video art, as a form of expression of contemporary art, taking into account the current artistic panorama, multidisciplinary creation and the art of new generations of artists at national and international level, presenting in its 5 editions (2019-2023), 137 internationally renowned artists with 229 works from 35 countries such as: Argentina, Australia, Austria, , Bosnia and Herzegovina, Brazil, Canada, China, Colombia, Cuba, England, Finland, France, Germany, Greece, Hungary, India, Iran, Israel, Italy, Japan, Lithuania, Mexico, Netherlands, Portugal, Scotland, Serbia, Slovakia, Slovenia, South Korea, Spain, Sweden, Ukraine, United Kingdom, United States of America, Venezuela. Its purpose is to encourage experimentation, research, production and dissemination of avant-garde artistic creation.

Its purpose is to encourage experimentation, research, production, and dissemination of avant-garde artistic creation, from its usual 2 Sessions and the Colloquium held in each edition.

The IMAGE PLAY ►International Video Art Festival aims to promote an encounter between the languages of video art from different cultures, proposing reflection and audiovisual thinking, exploring relationships with experimental tendencies and/or links to technology. The IMAGE PLAY ►International Video Art Festival is about dialogue between cultures.

It proposes the dissemination and assimilation of experiences, methods, and knowledge, enhancing the relationship between thought/action and creativity/innovation in the changing experiences of contemporary society and the languages that make these changes and new experiences visible.


OBJETIVOS GERAIS | GENERAL OBJECTIVES

IMAGE PLAY ►International Video Art Festival


OBJETIVOS GERAIS


• Apoiar a produção artística audiovisual a nível nacional e internacional.

• Por de manifesto a importância social da vídeo arte como linguagem da arte contemporânea e levar a cabo uma labor de mediação com os diferentes públicos.

• Ser um encontro da vídeo arte como meio da experimentação e a investigação nas novas narrativas, com um marcado carácter multidisciplinar.

• Promover a criação, difusão e a investigação artística.

• Gerar pensamento e formação em relação da vídeo arte na arte atual.

• Oferecer espaço para a projeção, o encontro, o debate, o diálogo, a participação e a criação.

• Propiciar a acessibilidade da vídeo arte e a participação ativa dos públicos.

• Propiciar a recepção crítica das manifestações artísticas mais atuais.

• Pôr de manifesto a importância nas novas narrativas dos meios electrónicos, a computação e os diferentes processos digitais, nos diferentes elementos necessários por meio da multimédia para a criação e projeção das obras a partir da tecnologia.

• Pôr de manifesto a importância da vídeo arte como linguagem multidisciplinar de vanguarda da arte contemporânea, num eixo estratégico para o desenvolvimento cultural e social.


GENERAL OBJECTIVES


• Support artistic audiovisual production at national and international level.

• Expressing the social importance of video art as a contemporary art language and carrying out a mediation work with different audiences.

• Create an encounter of video art as a means of experimentation and research new narratives, with a marked multidisciplinary character.

• Promote the creation, diffusion and artistic research.

• Generate thought and training related to video art in current art.

• Provide space for meeting, projection, debate, dialogue, participation and creation.

• Provide accessibility to video art for audiences active participation.

• Reception of the most current artistic manifestations.

• Demonstrate the importance in the new narratives of electronic media, computing and different digital processes, in different elements needed through multimedia for creation and projection of works based on technology.

• Demonstrate the importance of video art as a leading multidisciplinary language of contemporary art, in a strategic axis for cultural and social development.



  ARTE + TECNOLOGIA                                                           ART + TECHNOLOGY           

CONHEÇA A EQUIPA - MEET THE TEAM


Que hace posible que exista IMAGE PLAY ►International Video Art Festival

What makes it possible for it to exist IMAGE PLAY ►International Video Art Festival


Director/Curator/Producer

Director of the Scientific Committee of the Colloquium

HERNANDO URRUTIA

PhD. in Digital Media-Art

HERNANDO URRUTIA 1964 - Multidisciplinary Artist, Researcher, Designer, Curator, Composer, Filmmaker, University Lecturer and Cultural Manager. Portuguese nationality. PhD. in Digital Media-Art (UAb - UAlg). Advanced Studies in Digital Media Art (UAb - UAlg), Degree in Design (UPB), Degree in Visual Arts (IDBA). University Professor in Multimedia and Arts at the DAMG - Department of Architecture and Multimedia of the "Portucalense" University - Porto, Portugal. - Research Coordinator in the area of Multimedia at the CIAUD - UPT Centre (UPT), Representative of the Audiovisuals and Media Production Scientific Area of the Multimedia and Arts Course at UPT, Collaborating Researcher at CIAC - Centre for Research in Arts and Communication (UALg - UAb) and CIAUD - UPT - Centre for Research in Architecture, Urbanism and Design - UPT (UPT), Visiting Researcher at M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute (UMa). Curator of META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual de Portugal (Brazil), of the project "MEMÓRIAS DO FUTURO: multimodal innovation of the media", 2022-2023 (Project for CINEX Cluster - Brazil) São Paulo, Curitiba, Brazil. Curator of the "Muestra de Vídeo Arte na Fronteira", in the Portugal Section and Spain Section, for the "TRANSFRONTERIZA CONTEMPORARY ART FAIR" (Spain - Portugal) 2023-2024-2025-2026, by the "Fundación Olintia" of Spain, Gibraleón (Huelva) - Spain. Member of the International Scientific Committee (International Special Guest) at OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edition (2021) Italy. Artistic Director and Coordinator of the EXE - Experimental Exhibition | Audio-visual, International Festivals/Shows Exhibitions Project, 2023-2025 (Portugal)

International Curator of THE WRONG BIENNALE 2021-2022 | 2023-2024 (Spain). International Curator (Selection and Award Jury) of LANDSCAPE 2022-2023 in Salermo, Italy; International Curator for the FONLAD - International Video Art & Performance Festival, 2023 (Portugal). Founder, Diretor and International Curator of META-MORPHOSIS digital 2023-2024 (Spain - Portugal) Director of the Project "FX DIGITAL ART- Digital Art Exhibition in Public Space", Funchal- Portugal. Founder, Director, Producer and Curator of EXPERIMENTA - Audio-visual Transformation (International Video Art Exhibition), TRANSGRESSION art + technology PR 2 and IMAGE PLAY - International Video Art Festival, in Portugal. Representative and Coordinator for Portugal of FISURA - International Experimental Film and Video Festival, 2023-2024 (Mexico). Representative and Coordinator for Portugal and all over Europe of PLATFORM 101 - "FRACTAL: Order in Chaos" Exhibition, 2023-2024 (Iran). President of the Direction of + Art Contemporary - Cultural Association. Artistic Director of Cultural Projects in the areas of New Media and Digital Media Arts, at APCA - Atlantic Culture Promotion Agency | Madeira, 2023-2024, Funchal, Madeira - Portugal.

Member of the International Research and Production Projects Team: HERITAGAMES - HERITAGE | VIDEOGMES, as a Tool for Rural Heritage Interaction and Re-Connection, 2022-2023 (Austria, Spain, Greece, Italy, Portugal, UK); MIM - Multimodal Assembly and Innovation, project presented to CLUSTER CINEX I - CNPq n. 18 - Universal Brazil. (Approved with value 9,58/10) CIC-CIAC, 2022-2023 (Brazil - Portugal); CADÁVER XQUISITO - International Audiovisual Production Project, 2022-2023 (Argentina - Colombia - Cuba - Spain - France - Mexico - Portugal)

Director of the projects: "+ Sound Art Project"; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; " Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projection of Contemporary Art in Public Space"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" and "+ Art Contemporary", Sound Research and Experimentation Group "Celacanto - Sound Art", among others. Founder, Director of the Project "MAD 01 - Digital Art Museum 01", Funchal - Portugal.

He has completed 140 post-graduate training courses, trainings and 4 artistic residencies. Curator in 39 artistic projects. He has received Awarded 275 Acknowledgements and 9 prizes, for his artistic work, especially in recent times for his research, video art, gif and digital art. He has been special guest in several Contemporary Art Salons.

He began his artistic life in 1984 and has been exhibiting professionally since 1986, accumulating an artistic and academic career spanning 39 years, participating in several projects and more than 590 group exhibitions and 19 solo exhibitions in 45 countries.

He is represented in more than 240 important Public Collections in different Institutions, Foundations, Museums and Galleries and in more than 180 Private Collections in countries such as Argentina, Aruba, Australia, Austria, Belgium, Brazil, Bulgaria, Canada, Chile, Colombia, Croatia, Cuba, East Timor, Ecuador, England, Finland, France, Germany, Greece, Iran, Ireland, Italy, Japan, Kingdom of Saudi Arabia Latvia, Malta, Mexico, Netherlands, Pakistan, Peru, Poland, Portugal, Puerto Rico, Scotland, Serbia, Spain, Switzerland, Taiwan, Tunisia, Turkey, Ukraine, United Kingdom, United States of America, Uruguay, Venezuela, among others.

Member of 30 International Experimental Film Groups in the United States of America, Albania, Spain, Brazil, among many other countries. He has given 34 lectures and several training workshops. He was invited for several years as Selection and Award Jury in Exhibitions, Competitions and Art Salons.

He devoted himself to teach for several years as a professor in several Universities. He has published several scientific articles at national and international level, including the scientific article "Multimedia Mural Projection in the Public Space: The Diffusion and Formation from the Urbe", which was included indexed (2019) for its importance in the WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION of the WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, and Scientific Article "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexed (2021), in The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), in the United States of America.

His scientific articles and publications have been referenced and cited in 960 scientific papers from different parts of the world, related to Art History, Digital Art; Video; Multimedia; Digital Media; Video Art; Post-digital configurations: art and technological culture; Cinema Theory; Image in Space: Cartography of contemporary production; Visual Literacy/Literacy; Between the receiver and technological art; Cultural Studies; Cultural Sociology; Transdisciplinarity; Interfaces; Urban Space; Design Theory; Cinema and Interdisciplinarity; Visual Studies and Public Art; Phonotropies: A Research Method from the Aesthetic Experience; Latin American contemporary art; Digital Theory; Technology and new media: From education to cultural and consumer practices; Art, New Technologies and Communication: Phenomenology of contemporaneity; Hispanic-Electronic Studies; Arts; Experienced Researcher; Computer Graphics; On a lighter Internet; The power of the poor-light image; Art Education; The Imaginary; Social History; Educational Technology; Musicology; Critical Discourse; Visual and Cultural Studies; Methods in Cognitive Linguistics; Film Studies; Contemporary Art; Digital Media; Urban Studies; Digital Humanities; Glitch Art, Ethnomusicology, The Aesthetics of Glitch, Semiotics, Music, Computer Science, Digital Humanities among others. He has 17 articles and 20 curatorial texts in print and another 26 articles on the web, which 3 are art reviews (art criticism).

Currently he is a contributor to the magazine "Fotografía en Movimiento" from Mexico City - Mexico; Contributor to the publication (Visual Arts Magazine) Zine Without - A Crow, from Wroclaw - Poland; Contributor to the publication (Art Magazine) "Cooltzine" from Cooltsalon and Urban Dwellers Collective, from Sofia - Bulgaria; Member of Art Connet (Berlin - Germany); Member of Artista Mundo (Mexico); Member of Red VADB - Organization Latin-American of Art Contemporary; Member of ARTEINFORMADO (Spain); Member of ARTRABBIT- Independent platform for digital art, contemporary art and visual culture (London - England); Member of FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, among others. Founder, Director, Coordinator and Member of several Cultural Projects.

His current artistic work covers several areas, with emphasis on video art, gif, video installation, digital art, installation, sound art and new narratives of electronic sound, in the context of technology and contemporary art.

In the area of research, he is particularly interested in developing: - The intervention of public space; - Visual projection in public spaces as a form of dissemination and expansion of thought; - Narratives as configurations of creation and action of knowledge in the areas of digital arts, from the public space; - Multimedia interventions where image and sound are transformed through the participants' own movement in the use of sensors, with the intervention of the public in their immersion and reverberation as a fundamental part of the project; - The democratization of knowledge and digital inclusion in the globalization of knowledge from the public space, means of transmission of contemporary thought in the confluence between technology and contemporary art; - Contemporary art as a factor for knowledge generation from video; - The democratization of knowledge and digital inclusion in the globalization of knowledge from the public space as a means of transmitting contemporary thought at the confluence of technology and contemporary art.

Throughout his career he has developed as a cultural facilitator, with special interest in cultural programming and its planning, in favour of the expansion of culture to the public, from the different entities of society. In his career as a cultural manager, his projects highlight the importance of culture as a dynamic element of cohesion and progress in societies.

He has been published in more than 170 books, magazines, newspapers and catalogues, as well as being interviewed occasions by television, radio and newspapers in the different countries through which he has passed. He has received recognition for his artistic work and for his support to Culture, especially to Contemporary Visual Arts.



HERNANDO URRUTIA 1964 - Artista Multidisciplinar, Investigador, Designer, Curador, Compositor, Cineasta, Docente Universitário e Gestor Cultural. De raízes vascas e nacionalidade portuguesa. Doutor em Média-Arte Digital (UAb - UAlg). Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb - UAlg), Licenciatura em Design (UPB), Licenciatura em Artes Visuais (IDBA). Professor Universitário em Multimédia e Artes do DAMG - Departamento de Arquitetura e Multimédia da Universidade "Portucalense" - Porto, Portugal. - Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT), Representante na Área Científica de Audiovisuais e Produção dos Media do Curso de Multimédia e Artes da UPT, Investigador Colaborador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UALg - UAb) e do CIAUD - UPT – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design - Polo UPT (UPT), Investigador Visitante no M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute (UMa). Curador do META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual de Portugal (Brasil), do projeto "MEMÓRIAS DO FUTURO: inovação multimodal dos meios de comunicação", 2022-2023 (Projeto para o Cluster CINEX - Brasil) São Paulo, Curitiba, Brasil. Curador da Muestra de Vídeo Arte na Fronteira, na Secção Portugal e Secção Espanha, para a Feria Transfronteriza de Arte Contemporânea (Espanha - Portugal) 2023-2024-2025-2026, da "Fundación Olintia" de Espanha, Gibraleón (Huelva) - Espanha. Curador de FONLAND - International Video Art & Performance Festival, 2023 (Portugal). Fundador, Diretor e Curador Internacional de META-MORPHOSIS digital 2023-2024 (Portugal - Espanha). Membro do Comité Científico Internacional (Convidado Especial Internacional) no OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edição (2021) Itália. Diretor Artístico e Coordenador de EXE – Experimental Exhibition | Audio-visual, Projeto de Exibições de Festivais/Mostras Internacionais, 2023-2025 (Portugal).

Curador Internacional do THE WRONG BIENNALE 2021-2022 | 2023-2024 (Espanha). Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE 2022-2023, em Salermo, Itália. Fundador, Diretor do Projeto "FX DIGITAL ART- Exibição de Arte Digital no Espaço Público", Funchal - Portugal. Fundador, Diretor, Produtor e Curador de EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual (Mostra Internacional de Vídeo Arte), TRANSGRESSION art + technology PR 2 e IMAGE PLAY - International Video Art Festival, em Portugal. Representante e Coordenador para Portugal de FISURA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Experimental, 2023-2024 (México). Representante e Coordenador para Portugal e toda Europa de PLATFORM 101 – Exibição "FRACTAL: Order in Chaos" 2023-2024 (Irão). Presidente da Direção de + Art Contemporary - Associação Cultural. Diretor Artístico de Projetos Culturais nas áreas dos Novos Média e Média-Artes Digitais, na APCA - Agência de Promoção de Cultura Atlântica), 2023-2024 | Madeira, Funchal, Madeira - Portugal.

Membro da Equipa de Projetos Internacionais de Investigação e Produção: HERITAGAMES - HERITAGE | VIDEOGMES, as a Tool for Rural Heritage Interaction and Re-Connection, 2022-2023 (Áustria, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido); MIM - Montagem e Inovação Multimodal, projeto apresentado ao CLUSTER CINEX I - CNPq n. 18 – Universal Brasil (Aprovado com valor 9,58/10) CIC-CIAC, 2022-2023 (Brasil - Portugal); CADÁVER XQUISITO - Projeto de Produção Audiovisual Internacional, 2022-2023 (Argentina - Colômbia - Cuba - Espanha - França - México - Portugal)

Diretor dos projetos: "+ Sound Art Project "; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; "Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projecção de Arte Contemporânea no Espaço Público"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" e "+ Art Contemporary"; Grupo de Investigação e Experimentação Sonora "Celacanto - Arte Sonora"; Fundador, Diretor do Projeto "MAD 01 - Museu de Arte Digital 01", Funchal - Portugal, entre outros.

Concluiu 140 formações de pós-graduação e 4 residências artísticas. Curador em 39 projetos artísticos. Recebeu 275 Reconhecimentos e 9 prémios, pelo seu trabalho artístico, especialmente em tempos recentes pela sua investigação, vídeo arte, gif e arte digital. Tem sido convidado especial em vários Salões de Arte Contemporânea.

Começou a sua vida artística em 1984 e tem vindo a expor profissionalmente desde 1986, acumulando uma carreira artística e académica de 39 anos, participando em vários projetos e mais de 590 exposições coletivas e 19 exposições individuais em 45 países.

Está representado em mais de 240 importantes Coleções Públicas em diferentes Instituições, Fundações, Museus e Galerias e em mais de 180 Coleções Privadas em países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irão, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Malta, México, Paquistão, Peru, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Taiwan, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Membro de 30 Grupos Internacionais de Cinema Experimental nos Estados Unidos da América, Albânia, Espanha, Brasil, entre muitos outros países. Deu 34 conferências e vários workshops de formação. Tem sido convidado durante vários anos como Júri de Seleção e Prémio em Exposições, Festivais, Concursos e Salões de Arte.

Dedicou-se ao ensino durante vários anos como professor em várias Universidades. Publicou vários artigos científicos a nível nacional e internacional, incluindo o artigo científico "Projeção multimédia mural no espaço público: a difusão e formação desde a cidade", que foi incluído indexado (2019) pela sua importância na WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION da WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, e o artigo científico "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexado (2021), em The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), nos Estados Unidos da América.

Os seus artigos científicos e publicações têm sido referenciados e citados em 960 artigos científicos de diferentes partes do mundo, relacionados com História da Arte, Arte Digital; Vídeo; Multimédia; Mídia Digital; Vídeo Arte; Configurações pós-digitais: arte e cultura tecnológica; Teoria do Cinema; Imagem no Espaço: cartografia da produção contemporânea; Alfabetização/Literacia Visual; Entre o recetor e a arte tecnológica; Estudos Culturais; Sociologia Cultural; Transdisciplinaridade; Interfaces; Espaço Urbano; Teoria do Design; Cinema e Interdisciplinaridade; Estudos Visuais e Arte Pública; Fonotropias: Um Método de Investigação a partir da Experiência Estética; Arte contemporânea latino-americana; Teoria Digital; Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo; Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade; Estudos Hispano-Eletrónicos; Artes; Investigador Experiente; Computação Gráfica; Numa Internet mais leve; O poder da imagem pobre-ligeira; Educação Artística; O Imaginário; História Social; Tecnologia Educativa; Musicologia; Discurso Crítico; Estudos Visuais e Culturais; Métodos em Linguística Cognitiva; Estudos Cinematográficos; Arte Contemporânea; Meios Digitais; Estudos Urbanos; Humanidades Digitais; Arte Glitch, Etnomusicologia, A Estética do Glitch, Semiotica, Música, Ciências da Computação, Humanidades Digitais entre outras. Tem 17 artigos e 20 textos curatoriais impressos e outros 26 artigos na web, além de 3 críticas de arte.

Atualmente é colaborador da revista "Fotografía en Movimiento" da Cidade do México - México; Colaborador da publicação (Revista de Artes Visuais) Zine Without - A Crow, de Wroclaw - Polónia; Colaborador da publicação (Revista de Arte) "Cooltzine" de Cooltsalon e Urban Dwellers Collective, de Sofia - Bulgária; Membro da Art Connet (Berlim - Alemanha); Membro da Artista Mundo (México); Membro da Red VADB - Organização Latino-americana de Arte Contemporânea; Membro da ARTEINFORMADO (Espanha); Membro da ARTRABBIT - Plataforma independente de arte digital, arte contemporânea e cultura visual (Londres - Inglaterra); Membro da FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, entre outros. Fundador, Diretor, Coordenador e Membro de vários Projetos Culturais.

O seu trabalho artístico atual cobre várias áreas, com ênfase na arte vídeo, gif, instalação vídeo, arte digital, instalação, arte sonora e novas narrativas de som eletrónico, no contexto da tecnologia e da arte contemporânea.

Na área da investigação, está particularmente interessado em desenvolver: - A intervenção do espaço público; - A projeção visual em espaços públicos como forma de difusão e expansão do pensamento; - Narrativas como configurações de criação e ação de conhecimento nas áreas das artes digitais, a partir do espaço público; - Intervenções multimédia onde a imagem e o som são transformados através do próprio movimento dos participantes na utilização de sensores, com a intervenção do público na sua imersão e reverberação como parte fundamental do projeto; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público, meios de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea; - A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público como meio de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea.

Ao longo da sua carreira desenvolveu-se como facilitador cultural, com especial interesse na programação cultural e no seu planeamento, em prol da expansão da cultura ao público, a partir das diferentes entidades da sociedade. Na sua carreira como gestor cultural, os seus projetos destacam a importância da cultura como elemento dinâmico de coesão e progresso nas sociedades.

Foi publicado em mais de 170 livros, revistas, jornais e catálogos, além de ter sido entrevistado por televisão, rádio e jornais nos diferentes países por onde passou. Recebeu reconhecimento pelo seu trabalho artístico e pelo seu apoio à Cultura, especialmente às Artes Visuais Contemporâneas.


COMITÉ ACADÉMICO - ACADEMIC COMMITTEE

Professor Dr. (Ph.D.) Adérito Fernandes-Marcos

(Universidade de São José) Macau - China

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


Professor Dr. (Ph.D.) Carlos Valente

(Universidade da Madeira) Funchal - Portugal


Carlos valente é Professor Auxiliar na Universidade da Madeira (UMa), onde coordena o Departamento de Arte Design. Leciona nas áreas de Estética e História da Arte. Possui Doutoramento em Estudos de Arte - com especialização em Teorias e Tecnologias da Imagem (2007). Possui também Mestrado em História - especialização em História da Arte (1999).

Tem vindo a fazer investigação no campo da História das Artes Visuais na Madeira, nomeadamente estudos sobre a representação da paisagem madeirense na pintura, fotografia e cinema. É membro do CIEBA, Faculdade de Belas Artes de Lisboa e do CIERL, Universidade da Madeira. No presente encontra-se a realizar um pós-doutoramento no campo da estética, investigado acerca do estatuto desta disciplina no ensino superior português.

Mantém uma prática artística continuada desde 1987, onde vem utilizando a linguagem do vídeo e da instalação em diversas mostras coletivas, e de que é exemplo a sua exposição individual Realidade NÃO aumentada, na Galeria dos Prazeres, Madeira, em 2016.

Tem organizado colóquios, encontros, exposições e debates, destacando-se o comissariado da exposição coletiva What is Watt, (2001- 2007) no Museu de Arte Contemporânea do Funchal. É presidente da comissão organizadora do Encontro Internacional Cinema e Território, que terá a sua quinta edição, no Funchal, em 2019.

Áreas de interesse: estética, história da arte, cinema, conceptualismo, paisagem.


Professor Dr. (Ph.D.) Heitor Alvelos

(Universidade de Porto) Porto - Portugal

Heitor Alvelos é PhD Design (Royal College of Art, 2003); MFA (School of the Art Institute of Chicago, 1992); Membro da Academia Europaea desde 2015. Professor Associado em Design na Universidade do Porto, onde é Director do Plano Doutoral em Design e Director do ID+ / Unexpected Media Lab. Comissário, FuturePlaces Medialab para a Cidadania, desde 2008. Actual Presidente do Conselho Científico (Ciências Sociais e Humanidades) da FCT.

Integra a equipa coordenadora de dois projectos de investigação FCT/Compete2020: Anti-Amnésia e Transferência de Sabedoria. Obra audiovisual via Touch, Cronica Electronica, Ash International, 3-33.me e Tapeworm.



Professor Dr. (Ph.D.) Henrique Silva

(Universidade Portucalense) Porto - Portugal

Henrique Silva. Doutoramento em Media Arte Digital pela Universidade Aberta (2016). Licenciatura pela Université de Paris 8 em Artes Plásticas para o Ensino (1977). Artista plástico, foi bolseiro da Fundação Gulbenkian em Paris (1961-1963). Diretor Executivo da Cooperativa Árvore (1978-1996). Diretor Geral e Pedagógico da Escola Profissional de Economia Social (1989-91 e 1998-2000). Diretor da Projecto - Núcleo de Desenvolvimento Cultural e Diretor da Bienal de Cerveira (1995-2007). Diretor do Curso Superior de Design da Escola Superior Gallaecia (2003-2010). Participou em seminários e reuniões internacionais em Varsóvia (1983), Bruxelas (1986), Creta (1987), entre outras, sobre políticas de desenvolvimento territorial e cultural. Expõe regularmente desde 1958. Realizou mais de 50 exposições individuais em França, Espanha, Bélgica, Suiça, Brasil e Portugal. Participou em mais de 200 exposições coletivas entre a Europa, América e Japão.

Professor do DAMG Departamento de  Arquitetura e Multimédia Gallaecia da Universidade Portucalense (Porto). Diretor do 1º Ciclo de Estudos em Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior Gallaecia. Membro do Conselho de Fundadores da Fundação Bienal de Cerveira. Autor do livro "Diários - entre a angústia e a afirmação". Docente na ESG desde 2003.


Professora Dr.ª. (Ph.D.) Mirian Tavares

(Universidade do Algarve) Faro - Portugal

Mirian Tavares é Professora Associada da Universidade do Algarve. Com formação académica em Ciências da Comunicação, Semiótica e Estudos Culturais (doutorou-se em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na Universidade Federal da Bahia), tem desenvolvido o seu trabalho de investigação e de produção teórica em domínios relacionados com o Cinema, Literatura e outras Artes, bem como nas áreas de estética fílmica e artística. Como professora da Universidade do Algarve, participou na elaboração do projeto de licenciatura em Artes Visuais, do mestrado e doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes e do doutoramento em Média-Arte Digital. Atualmente é Coordenadora do CIAC e Vice-coordenadora do Doutora- mento em Média-Arte Digital.

 Interesses de investigação: Tem dedicado a sua atividade científica às áreas das Arte e tecno- logia, Cinema, Literatura e outras Artes. É membro das duas principais associações portugue- sas em Estudos de Comunicação: a SOPCOM e a CONFIBERCOM. Tem participado de projetos e estudos internacionais: como o British Film Institute - Project European Film Literacy e é membro do Conselho Científico da EUROMEDUC; do Conselho Científico da ARTECH (Conferên- cia Internacional em Arte Digital); do Conselho Editorial da Revista Internacional de Tecnologia da Arte e Cultura (IJACT) e do Conselho de Revisão Editorial da Revista Internacional de Arte, Cultura e Tecnologias de Design (IJACDT). 


EQUIPA DE COLABORADORES - THE TEAM OF COLLABORATORS

Comunicação - Communication: Cristina Ornelas 

Vídeo e Fotografia - Video and Photography: José María Montero - Miguel Leitão 

Vídeo-mapeamento - Video-mapping: Mario Lopes 


PROMOÇÃO / DIFUSÃO -PROMOTION / DIFFUSION:

+ art contemporary


APOIO - SUPPORT

TMBD Teatro Municipal Baltazar Dias 


APOIO FINANCEIRO PARA A GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO FESTIVAL - FINANCIAL SUPPORT FOR THE MANAGEMENT AND DEVELOPMENT OF THE FESTIVAL

Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal


APOIO FINANCEIRO PARA A DIGITALIZAÇÃO DO FESTIVAL - FINANCIAL SUPPORT FOR THE DIGITALISATION OF THE FESTIVAL

Secretária Regional de Economía, Turismo e Cultura e pela Direção de Cultura do Governo Regional da RAM - Região Autónoma da Madeira - Portugal