QUEM SOMOS - WHO WE ARE

IMAGE PLAY ►International Video Art Festival nasce com o objetivo de promover e dar difusão à imagem em movimento e o som, dos meios criativos audiovisuais da vídeo arte, como forma de expressão da arte contemporânea, atendendo o panorama artístico atual, a criação multidisciplinar e a arte das novas gerações de artistas a nível nacional e internacional, apresentando nas suas III edições, 78 artistas conceituados a nível internacional com 149 obras de 29 países como: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, Cuba, Escócia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos de América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, Inglaterra, Irão, Itália, Japão, México, Portugal, Servia, Suécia, Ucrânia, Venezuela. O seu propósito é fomentar a experimentação, a investigação, a produção e a difusão da criação artística de vanguarda.

O seu propósito é fomentar a experimentação, a investigação, a produção e a difusão da criação artística de vanguarda.

O IMAGE PLAY ►International Video Art Festival, visa promover um encontro entre as linguagens da vídeo arte das diferentes culturas, propondo uma reflexão e um pensamento audiovisual, explorando relações com tendência experimental e/ou ligação com a tecnologia. O IMAGE PLAY ►International Video Art Festival, tem no seu contexto o diálogo entre culturas.

Propõe a divulgação e assimilação de experiências, métodos e saberes, potenciando as relações pensamento/ação e criatividade/inovação, nas experiências cambiantes da sociedade contemporânea e as linguagens que visibilizam esses alterações e novas experiências. 


OBJETIVOS GERAIS | GENERAL OBJECTIVES

IMAGE PLAY ►International Video Art Festival


OBJETIVOS GERAIS


• Apoiar a produção artística audiovisual a nível nacional e internacional.

• Por de manifesto a importância social da vídeo arte como linguagem da arte contemporânea e levar a cabo uma labor de mediação com os diferentes públicos.

• Ser um encontro da vídeo arte como meio da experimentação e a investigação nas novas narrativas, com um marcado carácter multidisciplinar.

• Promover a criação, difusão e a investigação artística.

• Gerar pensamento e formação em relação da vídeo arte na arte atual.

• Oferecer espaço para a projeção, o encontro, o debate, o diálogo, a participação e a criação.

• Propiciar a acessibilidade da vídeo arte e a participação ativa dos públicos.

• Propiciar a recepção crítica das manifestações artísticas mais atuais.

• Pôr de manifesto a importância nas novas narrativas dos meios electrónicos, a computação e os diferentes processos digitais, nos diferentes elementos necessários por meio da multimédia para a criação e projeção das obras a partir da tecnologia.

• Pôr de manifesto a importância da vídeo arte como linguagem multidisciplinar de vanguarda da arte contemporânea, num eixo estratégico para o desenvolvimento cultural e social.


GENERAL OBJECTIVES


• Support artistic audiovisual production at national and international level.

• Expressing the social importance of video art as a contemporary art language and carrying out a mediation work with different audiences.

• Create an encounter of video art as a means of experimentation and research new narratives, with a marked multidisciplinary character.

• Promote the creation, diffusion and artistic research.

• Generate thought and training related to video art in current art.

• Provide space for meeting, projection, debate, dialogue, participation and creation.

• Provide accessibility to video art for audiences active participation.

• Reception of the most current artistic manifestations.

• Demonstrate the importance in the new narratives of electronic media, computing and different digital processes, in different elements needed through multimedia for creation and projection of works based on technology.

• Demonstrate the importance of video art as a leading multidisciplinary language of contemporary art, in a strategic axis for cultural and social development.



ARTE + TECNOLOGIA                                                                                                  ART + TECHNOLOGY  

CONHEÇA A EQUIPA - MEET THE TEAM


Que hace posible que exista IMAGE PLAY ►International Video Art Festival

What makes it possible for it to exist IMAGE PLAY ►International Video Art Festival


Director/Curator/Producer

HERNANDO URRUTIA

PhD. in Digital Media-Art

HERNANDO URRUTIA Born 1964 - Multidisciplinary Artist, Researcher, Designer, Curator, Composer, Filmmaker, University Lecturer and Cultural Manager. Portuguese nationality. PhD. in Digital Media-Art. University Professor in Multimedia and Arts Degree (Applied Informatics and Digital Video Technologies) University "Portucalense" - Porto, Portugal. Collaborating Researcher at CIAC - Centre for Arts and Communication Research. Visiting Researcher at M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute. Member of the International Scientific Committee (International Special Guest) at OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edition (2021) Italy. Curator of the Pavilion "TRANSGRESSION art + technology" (Portugal) of the "5TH INTERNATIONAL EDITION OF THE WRONG BIENNALE - 2021-2022", in Spain. International Curator (Selection and Award Jury) of LANDSCAPE 2022 II Edition in Salermo, Italy. Founder, Director of the Project "FX DIGITAL ART- Digital Art Exhibition in Public Space ", Funchal- Portugal. Founder, Director, Producer and Curator of EXPERIMENTA - Audio-visual Transformation (International Video Art Exhibition) and "IMAGE PLAY - International Video Art Festival, in Portugal. President of the Direction of + Art Contemporary - Cultural Association.

Director of the projects: "+ Sound Art Project"; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; " Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projection of Contemporary Art in Public Space"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" and "+ Art Contemporary", Sound Research and Experimentation Group "Celacanto - Sound Art", among others. Founder, Director of the Project "MAD 01 - Digital Art Museum 01", Funchal - Portugal.

He has completed 124 post-graduate training courses, trainings and 3 artistic residencies. Curator in 31 artistic projects. He has received Awarded 240 Acknowledgements and 8 prizes, for his artistic work, especially in recent times for his research, video art, gif and digital art. He has been special guest in several Contemporary Art Salons.

He began his artistic life in 1984 and has been exhibiting professionally since 1986, accumulating an artistic and academic career spanning 38 years, participating in several projects and more than 450 group exhibitions and 17 solo exhibitions in 39 countries.

He is represented in more than 220 important Public Collections in different Institutions, Foundations, Museums and Galleries and in more than 180 Private Collections in countries such as Argentina, Aruba, Australia, Belgium, Belgium, Brazil, Bulgaria, Canada, Chile, Colombia, Croatia, Cuba, England, Finland, France, Germany, Greece, Iran, Ireland, Italy, Latvia, Mexico, Pakistan, Peru, Scotland, Poland, Portugal, Puerto Rico, Saudi Arabia, Serbia, Spain, Taiwan, East Timor, Tunisia, Turkey, Ukraine, United States of America, Uruguay, Venezuela, among others.

Member of 30 International Experimental Film Groups in the United States of America, Albania, Spain, Brazil, among many other countries. He has given 31 lectures and several training workshops. He was invited for several years as Selection and Award Jury in Exhibitions, Competitions and Art Salons.

He devoted himself to teach for several years as a professor in several Universities. He has published several scientific articles at national and international level, including the scientific article "Multimedia Mural Projection in the Public Space: The Diffusion and Formation from the Urbe", which was included indexed (2019) for its importance in the WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION of the WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, and Scientific Article "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexed (2021), in The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), in the United States of America.

His scientific articles and publications have been referenced and cited in 945 scientific papers from different parts of the world, related to Art History, Digital Art; Video; Multimedia; Digital Media; Video Art; Post-digital configurations: art and technological culture; Cinema Theory; Image in Space: Cartography of contemporary production; Visual Literacy/Literacy; Between the receiver and technological art; Cultural Studies; Cultural Sociology; Transdisciplinarity; Interfaces; Urban Space; Design Theory; Cinema and Interdisciplinarity; Visual Studies and Public Art; Phonotropies: A Research Method from Aesthetic Experience; Latin American contemporary art; Digital Theory; Technology and new media: From education to cultural and consumption practices; Art, New Technologies and Communication: Phenomenology of contemporaneity; Hispanic-Electronic Studies; Arts; Experienced Researcher; Computer Graphics; On a lighter Internet; The power of the poor-light image; Art Education; The Imaginary; Social History; Educational Technology; Musicology; Critical Discourse; Visual and Cultural Studies; Methods in Cognitive Linguistics; Film Studies; Contemporary Art; Digital Media; Urban Studies; Digital Humanities; Glitch Art; among others.. He has 15 articles and 20 curatorial texts in print and another 26 articles on the web, which 3 are art reviews (art criticism).

Currently he is a contributor to the magazine "Fotografía en Movimiento" from Mexico City - Mexico; Contributor to the publication (Visual Arts Magazine) Zine Without - A Crow, from Wroclaw - Poland; Contributor to the publication (Art Magazine) "Cooltzine" from Cooltsalon and Urban Dwellers Collective, from Sofia - Bulgaria; Member of Art Connet (Berlin - Germany); Member of Artista Mundo (Mexico); Member of Red VADB - Organization Latin-American of Art Contemporary; Member of ARTEINFORMADO (Spain); Member of ARTRABBIT- Independent platform for digital art, contemporary art and visual culture (London - England); Member of FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, among others. Founder, Director, Coordinator and Member of several Cultural Projects.

His current artistic work covers several areas, with emphasis on video art, gif, video installation, digital art, installation, sound art and new narratives of electronic sound, in the context of technology and contemporary art.

In the area of research, he is particularly interested in developing: - The intervention of public space; - Visual projection in public spaces as a form of dissemination and expansion of thought; - Narratives as configurations of creation and action of knowledge in the areas of digital arts, from the public space; - Multimedia interventions where image and sound are transformed through the participants' own movement in the use of sensors, with the intervention of the public in their immersion and reverberation as a fundamental part of the project; - The democratization of knowledge and digital inclusion in the globalization of knowledge from the public space, means of transmission of contemporary thought in the confluence between technology and contemporary art; - Contemporary art as a factor for knowledge generation from video; - The democratization of knowledge and digital inclusion in the globalization of knowledge from the public space as a means of transmitting contemporary thought at the confluence of technology and contemporary art.

Throughout his career he has developed as a cultural facilitator, with special interest in cultural programming and its planning, in favour of the expansion of culture to the public, from the different entities of society. In his career as a cultural manager, his projects highlight the importance of culture as a dynamic element of cohesion and progress in societies.

He has been published in more than 150 books, magazines, newspapers and catalogues, as well as being interviewed occasions by television, radio and newspapers in the different countries through which he has passed. He has received recognition for his artistic work and for his support to Culture, especially to Contemporary Visual Arts.


HERNANDO URRUTIA Nascido em 1964 - Artista Multidisciplinar, Investigador, Designer, Curador, Compositor, Cineasta, Docente Universitário e Gestor Cultural. De raízes vascas e nacionalidade portuguesa. Doutor em Média-Arte Digital. Professor Universitário em Multimédia e Artes (Informática Aplicada e Tecnologias Digitais de Vídeo) Universidade "Portucalense" - Porto, Portugal. Investigador colaborador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Investigador Visitante no M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute. Membro do Comité Científico Internacional (Convidado Especial Internacional) no OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edição (2021) Itália. Curador do Pavilhão "TRANSGRESSÃO arte + tecnologia" (Portugal) da "5ª EDIÇÃO INTERNACIONAL DO BIENNO ERRADO - 2021-2022", em Espanha. Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE 2022 II Edition, em Salermo, Itália. Fundador, Diretor do Projeto "FX DIGITAL ART- Exibição de Arte Digital no Espaço Público", Funchal - Portugal. Fundador, Diretor, Produtor e Curador de EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual (Mostra Internacional de Vídeo Arte) e "IMAGE PLAY - International Video Art Festival, em Portugal. Presidente da Direção de + Art Contemporary - Associação Cultural.

Diretor dos projetos: "+ Sound Art Project "; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; "Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projecção de Arte Contemporânea no Espaço Público"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" e "+ Art Contemporary"; Grupo de Investigação e Experimentação Sonora "Celacanto - Arte Sonora"; Fundador, Diretor do Projeto "MAD 01 - Museu de Arte Digital 01", Funchal - Portugal, entre outros

Concluiu 124 cursos de formação pós-graduação, formações e 3 residências artísticas. Curador em 31 projetos artísticos. Recebeu 240 Reconhecimentos e 8 prémios, pelo seu trabalho artístico, especialmente em tempos recentes pela sua investigação, vídeo arte, gif e arte digital. Tem sido convidado especial em vários Salões de Arte Contemporânea.

Começou a sua vida artística em 1984 e tem vindo a expor profissionalmente desde 1986, acumulando uma carreira artística e académica de 38 anos, participando em vários projetos e mais de 450 exposições coletivas e 17 exposições individuais em 39 países.

Está representado em mais de 220 importantes Coleções Públicas em diferentes Instituições, Fundações, Museus e Galerias e em mais de 180 Coleções Privadas em países como Argentina, Aruba, Austrália, Bélgica, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Inglaterra, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irão, Irlanda, Itália, Letónia, México, Paquistão, Peru, Escócia, Polónia, Portugal, Porto Rico, Arábia Saudita, Sérvia, Espanha, Taiwan, Timor Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Estados Unidos da América, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Membro de 30 Grupos Internacionais de Cinema Experimental nos Estados Unidos da América, Albânia, Espanha, Brasil, entre muitos outros países. Deu 31 conferências e vários workshops de formação. Tem sido convidado durante vários anos como Júri de Seleção e Prémio em Exposições, Festivais, Concursos e Salões de Arte.

Dedicou-se ao ensino durante vários anos como professor em várias Universidades. Publicou vários artigos científicos a nível nacional e internacional, incluindo o artigo científico "Projeção multimédia mural no espaço público: a difusão e formação desde a cidade", que foi incluído indexado (2019) pela sua importância na WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION da WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, e o artigo científico "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexado (2021), em The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), nos Estados Unidos da América.

Os seus artigos científicos e publicações têm sido referenciados e citados em 945 artigos científicos de diferentes partes do mundo, relacionados com História da Arte, Arte Digital; Vídeo; Multimédia; Meios Digitais; Vídeo Arte; Configurações pós-digitais: arte e cultura tecnológica; Teoria do Cinema; Imagem no Espaço: Cartografia da produção contemporânea; Literacia Visual/Literacia; Entre o recetor e a arte tecnológica; Estudos Culturais; Sociologia Cultural; Transdisciplinaridade; Interfaces; Espaço Urbano; Teoria do Design; Cinema e Interdisciplinaridade; Estudos Visuais e Arte Pública; Fonotropies: Um Método de Investigação a partir da Experiência Estética; Arte contemporânea latino-americana; Teoria Digital; Tecnologia e novos meios de comunicação: Da educação às práticas culturais e de consumo; Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade; Estudos hispano-eletrónicos; Artes; Investigador experiente; Computação gráfica; Numa Internet mais leve; O poder da imagem pobre-leve; Educação Artística; O Imaginário; História Social; Tecnologia Educacional; Musicologia; Discurso crítico; Estudos visuais e culturais; Métodos em linguística cognitiva; Estudos cinematográficos; Arte contemporânea; Meios digitais; Estudos urbanos; Humanidades digitais; Arte Glitch; entre outros. Tem 15 artigos e 20 textos curatoriais impressos e outros 26 artigos na web, além de 3 críticas de arte.

Atualmente é colaborador da revista "Fotografía en Movimiento" da Cidade do México - México; Colaborador da publicação (Revista de Artes Visuais) Zine Without - A Crow, de Wroclaw - Polónia; Colaborador da publicação (Revista de Arte) "Cooltzine" de Cooltsalon e Urban Dwellers Collective, de Sofia - Bulgária; Membro da Art Connet (Berlim - Alemanha); Membro da Artista Mundo (México); Membro da Red VADB - Organização Latino-americana de Arte Contemporânea; Membro da ARTEINFORMADO (Espanha); Membro da ARTRABBIT - Plataforma independente de arte digital, arte contemporânea e cultura visual (Londres - Inglaterra); Membro da FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, entre outros. Fundador, Diretor, Coordenador e Membro de vários Projetos Culturais.

O seu trabalho artístico atual cobre várias áreas, com ênfase na arte vídeo, gif, instalação vídeo, arte digital, instalação, arte sonora e novas narrativas de som eletrónico, no contexto da tecnologia e da arte contemporânea.

Na área da investigação, está particularmente interessado em desenvolver: - A intervenção do espaço público; - A projeção visual em espaços públicos como forma de difusão e expansão do pensamento; - Narrativas como configurações de criação e ação de conhecimento nas áreas das artes digitais, a partir do espaço público; - Intervenções multimédia onde a imagem e o som são transformados através do próprio movimento dos participantes na utilização de sensores, com a intervenção do público na sua imersão e reverberação como parte fundamental do projeto; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público, meios de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea; - A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público como meio de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea.

Ao longo da sua carreira desenvolveu-se como facilitador cultural, com especial interesse na programação cultural e no seu planeamento, em prol da expansão da cultura ao público, a partir das diferentes entidades da sociedade. Na sua carreira como gestor cultural, os seus projetos destacam a importância da cultura como elemento dinâmico de coesão e progresso nas sociedades.

Foi publicado em mais de 150 livros, revistas, jornais e catálogos, além de ter sido entrevistado por televisão, rádio e jornais nos diferentes países por onde passou. Recebeu reconhecimento pelo seu trabalho artístico e pelo seu apoio à Cultura, especialmente às Artes Visuais Contemporâneas.


COMITÉ ACADÉMICO - ACADEMIC COMMITTEE

Professor Dr. (Ph.D.) Adérito Fernandes-Marcos

(Universidade de São José) Macau - China

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


Professor Dr. (Ph.D.) Carlos Valente

(Universidade da Madeira) Funchal - Portugal

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


Professor Dr. (Ph.D.) Heitor Alvelos

(Universidade de Porto) Porto - Portugal

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


Professor Dr. (Ph.D.) Henrique Silva

(Universidade Portucalense) Porto - Portugal

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


Professora Dr.ª. (Ph.D.) Mirian Tavares

(Universidade do Algarve) Faro - Portugal

Adérito Fernandes Marcos é licenciado em Eng. Informática pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (1992); doutorado em Computação Gráfica pela Universidade Técnica de Darmstadt, Alemanha (1997); doutorado (por equiv.) (2000) e agregado em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (2008). Em 2019 foi agraciado com o título professor "honoris causa" pelo UNIVEM, São Paulo, Brasil. É atualmente professor catedrático visitante da Universidade de São José, Macau, China. É professor catedrático da Universidade Aberta de Portugal (desde 2013). Foi o fundador e primeiro diretor (2012-2020) do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital, uma ofertam rede entre a Universidade Aberta e a Universidade do Algarve. É investigador, tendo sido o fundador e primeiro diretor (2014-2020) do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - Polo da Universidade Aberta. Foi fundador, sendo o atual presidente da Artech-International - Associação International de Arte Computacional (www.artech-international.org). É (co)autor de cerca de uma centena de publicações nacionais e internacionais. É editor-chefe das revistas científicas: International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (ISSN: 1947-3117); ART(e)FACT(o) - Revista Internacional de Estudos Transdisciplinares em Artes, Tecnologia e Sociedade (ISSN: 2184-2086) (em lançamento).


EQUIPA DE COLABORADORES - THE TEAM OF COLLABORATORS

Comunicação - Communication: Cristina Ornelas 

Vídeo e Fotografia - Video and Photography: José María Montero - Miguel Leitão 

Vídeo-mapeamento - Video-mapping: Mario Lopes 


PROMOÇÃO / DIFUSÃO -PROMOTION / DIFFUSION:

+ art contemporary


APOIO - SUPPORT

TMBD Teatro Municipal Baltazar Dias 


APOIO FINANCEIRO PARA A GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO FESTIVAL - FINANCIAL SUPPORT FOR THE MANAGEMENT AND DEVELOPMENT OF THE FESTIVAL

Departamento de Economia e Cultura da Câmara Municipal do Funchal


APOIO FINANCEIRO PARA A DIGITALIZAÇÃO DO FESTIVAL - FINANCIAL SUPPORT FOR THE DIGITALISATION OF THE FESTIVAL

Secretária Regional do Turismo e Cultura e pela Direção de Cultura do Governo Regional da RAM - Região Autónoma da Madeira - Portugal