V COLÓQUIO - V COLLOQUIUM (2023)

Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese

IMAGE PLAY International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.


IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY  International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool. 


CONFERENCISTAS - SPEAKERS  

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PAÍSES  - COUNTRIES

Portugal | USA | China


 22 de novembro de 2023 |   22 November 2023 

COLÓQUIO - COLLOQUIUM
ON-LINE


Diretor do Comité Científico do Colóquio e Moderador do Colóquio

Prof. Dr. HERNANDO URRUTIA 

Doutor em Média-Arte Digital 

Professor do LIMA - DAMG | Universidade Portucalense

Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT)

 Investigador do CIAUD - UPT e CIAC 

(Universidade Portucalense  |  Universidade do Algarve/Universidade Aberta)


Diretor Prof. Dr. Hernando Urrutia  1964 - Artista Multidisciplinar, Investigador, Designer, Curador, Compositor, Cineasta, Docente Universitário e Gestor Cultural. De raízes vascas e nacionalidade portuguesa. Doutor em Média-Arte Digital (UAb - UAlg). Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb - UAlg), Licenciatura em Design (UPB), Licenciatura em Artes Visuais (IDBA). Professor Universitário em Multimédia e Artes do DAMG - Departamento de Arquitetura e Multimédia da Universidade "Portucalense" - Porto, Portugal. - Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT), Representante na Área Científica de Audiovisuais e Produção dos Media do Curso de Multimédia e Artes da UPT, Investigador Colaborador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UALg - UAb) e do CIAUD - UPT – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design - Polo UPT (UPT), Investigador Visitante no M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute (UMa). Curador do META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual de Portugal (Brasil), do projeto "MEMÓRIAS DO FUTURO: inovação multimodal dos meios de comunicação", 2022-2023 (Projeto para o Cluster CINEX - Brasil) São Paulo, Curitiba, Brasil. Curador da Muestra de Vídeo Arte na Fronteira, na Secção Portugal e Secção Espanha, para a Feria Transfronteriza de Arte Contemporânea (Espanha - Portugal) 2023-2024-2025-2026, da "Fundación Olintia" de Espanha, Gibraleón (Huelva) - Espanha. Curador de FONLAND - International Video Art & Performance Festival, 2023 (Portugal). Fundador, Diretor e Curador Internacional de META-MORPHOSIS digital 2023-2024 (Portugal - Espanha). Membro do Comité Científico Internacional (Convidado Especial Internacional) no OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edição (2021) Itália. Diretor Artístico e Coordenador de EXE – Experimental Exhibition | Audio-visual, Projeto de Exibições de Festivais/Mostras Internacionais, 2023-2025 (Portugal).

Curador Internacional do THE WRONG BIENNALE 2021-2022 | 2023-2024 (Espanha). Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE 2022-2023, em Salermo, Itália. Fundador, Diretor do Projeto "FX DIGITAL ART- Exibição de Arte Digital no Espaço Público", Funchal - Portugal. Fundador, Diretor, Produtor e Curador de EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual (Mostra Internacional de Vídeo Arte), TRANSGRESSION art + technology PR 2 e IMAGE PLAY - International Video Art Festival, em Portugal. Representante e Coordenador para Portugal de FISURA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Experimental, 2023-2024 (México). Representante e Coordenador para Portugal e toda Europa de PLATFORM 101 – Exibição "FRACTAL: Order in Chaos" 2023-2024 (Irão). Presidente da Direção de + Art Contemporary - Associação Cultural. Diretor Artístico de Projetos Culturais nas áreas dos Novos Média e Média-Artes Digitais, na APCA - Agência de Promoção de Cultura Atlântica), 2023-2024 | Madeira, Funchal, Madeira - Portugal.

Membro da Equipa de Projetos Internacionais de Investigação e Produção: HERITAGAMES - HERITAGE | VIDEOGMES, as a Tool for Rural Heritage Interaction and Re-Connection, 2022-2023 (Áustria, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido); MIM - Montagem e Inovação Multimodal, projeto apresentado ao CLUSTER CINEX I - CNPq n. 18 – Universal Brasil (Aprovado com valor 9,58/10) CIC-CIAC, 2022-2023 (Brasil - Portugal); CADÁVER XQUISITO - Projeto de Produção Audiovisual Internacional, 2022-2023 (Argentina - Colômbia - Cuba - Espanha - França - México - Portugal)

Diretor dos projetos: "+ Sound Art Project "; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; "Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projecção de Arte Contemporânea no Espaço Público"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" e "+ Art Contemporary"; Grupo de Investigação e Experimentação Sonora "Celacanto - Arte Sonora"; Fundador, Diretor do Projeto "MAD 01 - Museu de Arte Digital 01", Funchal - Portugal, entre outros.

Concluiu 140 formações de pós-graduação e 4 residências artísticas. Curador em 39 projetos artísticos. Recebeu 275 Reconhecimentos e 8 prémios, pelo seu trabalho artístico, especialmente em tempos recentes pela sua investigação, vídeo arte, gif e arte digital. Tem sido convidado especial em vários Salões de Arte Contemporânea.

Começou a sua vida artística em 1984 e tem vindo a expor profissionalmente desde 1986, acumulando uma carreira artística e académica de 39 anos, participando em vários projetos e mais de 590 exposições coletivas e 19 exposições individuais em 45 países.

Está representado em mais de 240 importantes Coleções Públicas em diferentes Instituições, Fundações, Museus e Galerias e em mais de 180 Coleções Privadas em países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irão, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Malta, México, Paquistão, Peru, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Taiwan, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, entre outros.

Membro de 30 Grupos Internacionais de Cinema Experimental nos Estados Unidos da América, Albânia, Espanha, Brasil, entre muitos outros países. Deu 34 conferências e vários workshops de formação. Tem sido convidado durante vários anos como Júri de Seleção e Prémio em Exposições, Festivais, Concursos e Salões de Arte.

Dedicou-se ao ensino durante vários anos como professor em várias Universidades. Publicou vários artigos científicos a nível nacional e internacional, incluindo o artigo científico "Projeção multimédia mural no espaço público: a difusão e formação desde a cidade", que foi incluído indexado (2019) pela sua importância na WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION da WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, e o artigo científico "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexado (2021), em The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), nos Estados Unidos da América.

Os seus artigos científicos e publicações têm sido referenciados e citados em 960 artigos científicos de diferentes partes do mundo, relacionados com História da Arte, Arte Digital; Vídeo; Multimédia; Mídia Digital; Vídeo Arte; Configurações pós-digitais: arte e cultura tecnológica; Teoria do Cinema; Imagem no Espaço: cartografia da produção contemporânea; Alfabetização/Literacia Visual; Entre o recetor e a arte tecnológica; Estudos Culturais; Sociologia Cultural; Transdisciplinaridade; Interfaces; Espaço Urbano; Teoria do Design; Cinema e Interdisciplinaridade; Estudos Visuais e Arte Pública; Fonotropias: Um Método de Investigação a partir da Experiência Estética; Arte contemporânea latino-americana; Teoria Digital; Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo; Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade; Estudos Hispano-Eletrónicos; Artes; Investigador Experiente; Computação Gráfica; Numa Internet mais leve; O poder da imagem pobre-ligeira; Educação Artística; O Imaginário; História Social; Tecnologia Educativa; Musicologia; Discurso Crítico; Estudos Visuais e Culturais; Métodos em Linguística Cognitiva; Estudos Cinematográficos; Arte Contemporânea; Meios Digitais; Estudos Urbanos; Humanidades Digitais; Arte Glitch, Etnomusicologia, A Estética do Glitch, Semiotica, Música, Ciências da Computação, Humanidades Digitais entre outras. Tem 17 artigos e 20 textos curatoriais impressos e outros 26 artigos na web, além de 3 críticas de arte.

Atualmente é colaborador da revista "Fotografía en Movimiento" da Cidade do México - México; Colaborador da publicação (Revista de Artes Visuais) Zine Without - A Crow, de Wroclaw - Polónia; Colaborador da publicação (Revista de Arte) "Cooltzine" de Cooltsalon e Urban Dwellers Collective, de Sofia - Bulgária; Membro da Art Connet (Berlim - Alemanha); Membro da Artista Mundo (México); Membro da Red VADB - Organização Latino-americana de Arte Contemporânea; Membro da ARTEINFORMADO (Espanha); Membro da ARTRABBIT - Plataforma independente de arte digital, arte contemporânea e cultura visual (Londres - Inglaterra); Membro da FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, entre outros. Fundador, Diretor, Coordenador e Membro de vários Projetos Culturais.

Na área da investigação, está particularmente interessado em desenvolver: - A intervenção do espaço público; - A projeção visual em espaços públicos como forma de difusão e expansão do pensamento; - Narrativas como configurações de criação e ação de conhecimento nas áreas das artes digitais, a partir do espaço público; - Intervenções multimédia onde a imagem e o som são transformados através do próprio movimento dos participantes na utilização de sensores, com a intervenção do público na sua imersão e reverberação como parte fundamental do projeto; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público, meios de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea; - A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público como meio de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea.


Apresentação

No âmbito da área da vídeo arte como renovação tecnológica e experimentação digital, pretende-se criar novas pontes de reflexão sobre as novas narrativas contemporâneas na linguagem narrativa em constante evolução, desde a cinemáticas, videográficas ou textuais, que passam por transformações radicais e intensiva de narrativas complexas, hípermediáticas, rizomáticas, modulares, arborescentes e fragmentadas, no avanço das tecnologias computacionais que deriva numa nova estética da interatividade cinematográfica. Abrindo também o caminho para refletir sobre possíveis conexões entre imagem e som, no contexto de video-música experimental, como o papel e a importância do corpo na relação com as tecnologias de captação de movimento, evidenciando o audiovisual como ferramenta fundamental para análise crítica e reflexiva da sociedade. Abrindo debate e vinculando o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, na vanguarda.


Prof. Dr. Hernando Urrutia 

Diretor do Comité Científico do Colóquio 

PALESTRAS

Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese

TRANSMISSÃO DO V COLÓQUIO IMAGE PLAY - BROADCAST OF THE IV COLLOQUIUM

Para assistir ao vivo e aceder diretamente dirija-se ao seguinte link de Zoom do:

V COLÓQUIO IMAGE PLAY – 2023

22 – 11 – 2023 | 16:00 h (Lisboa)

ID da reunião: 860 239 0362

( Plataforma Oficial Zoom - Official Zoom Platform )



PROGRAMAÇÃO V COLÓQUIO IMAGE PLAY ►2023



► SÍNCRESE E ESPECTROMORFOLOGIA NA RELAÇÃO ENTRE SOM E IMAGEM 


Prof. Doutor JOÃO PEDRO OLIVEIRA ( Portugal | USA )

Professor na Cátedra em Composição

Universidade da Califórnia

(Santa Barbara - EUA)


► AS COMPOSSIBILIDADES TEMPORAIS DOS AMANTES DO JARDIM DO TEMPO

Design e Singularidades Estético-interativas da Narrativa fílmica.


Prof. Doutor CARLOS SENA CAIRES ( Portugal | China )

Diretor da Faculdade de Artes e Humanidades

Universidade de São José

(Macau-SAR - China).


► O LUGAR DO CORPO E AS SUAS POTENCIALIDADES NO CONTEXTO DA INSTALAÇÃO AUDIOVISUAL.

Prof. Doutor IVO TEIXEIRA ( Portugal )

Professor do LIMA - DAMG | Universidade Portucalense

Universidade do Porto

(Porto - Portugal).

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CONFERENCISTAS


Prof. Doutor JOÃO PEDRO OLIVEIRA

Universidade da Califórnia (Santa Barbara - EUA)

Professor Dr. João Pedro Oliveira ocupa o cargo de Corwin Endowed Chair em Composição na Universidade da Califórnia em Santa Barbara. Estudou orgão, composição e arquitetura em Lisboa. Concluiu o doutoramento em Música na Universidade de New York em Stony Brook. Sua música inclui composições orquestrais, música de câmara, música eletroacústica e vídeo experimental. Recebeu mais de 70 prémios internacionais pelas suas obras, incluindo o prestigiado Guggenheim Fellowship em 2023, bem como o Magisterium de Bourges e Prémio Giga-Hertz, o 1º Prémio no concurso Metamorphoses, o 1º Prémio no concurso Música Nova. Foi professor na Universidade de Aveiro e na Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou diversos artigos em revistas nacionais e internacionais, e escreveu um livro sobre teoria analítica da música do século XX.

Síncrese e espectromorfologia na relação entre som e imagem

Resumo

Partindo de diversos exemplos de obras, esta apresentação pretende refletir sobre possíveis conexões entre imagem e som, no contexto de video-música experimental. Textos de autores como Michel Chion, François Bayle e Denis Smalley servirão de base para o estabelecimento de relações orgânicas entre os movimentos sonoros e imagéticos


Prof. Doutor CARLOS SENA CAIRES

Universidade de São José (Macau-SAR - China)

Professor Dr. Carlos Sena Caires (Funchal, 1971) é Professor Associado de Design e Diretor da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de São José em Macau-SAR, (China), desde 2016. A sua principal área de investigação reside nos campos do design, da narrativa fílmica interativa, do design de dispositivos interativos e das artes digitais. Enquanto artista dos novos média e investigador, produziu e concebeu inúmeros projetos artísticos, exibidos em vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Brasil, Canadá, Vietname, Macau e China. Os seus projetos de arte digital abordam questões relacionadas com a criação de narrativas interativas, instalações fílmicas e design de dispositivos interativos. Carlos Sena Caires é licenciado em Design pela Universidade da Madeira, Portugal (1994), mestre em Artes Digitais pela Universidade Católica Portuguesa (2001) e Doutor em Estética, Ciências e Tecnologia das Artes pela Universidade de Paris 8, França (2010). Docente na Universidade Católica Portuguesa a partir de 1999, progrediu a Professor Auxiliar da Escola das Artes em 2009, e Coordenador do Mestrado em Som e Imagem e Pós-Graduação em Design Digital, em 2011. Foi editor-chefe do CITARJournal (Journal of Science and Technology of the Arts) de 2010 a 2013 e coordenou o grupo de investigação em Criatividade Digital do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) entre 2010 e 2016. Atualmente reside em Macau e exerce as funções de Diretor da faculdade de Artes e Humanidades e coordenador para a Investigação.

As Compossibilidades Temporais dos Amantes do Jardim do Tempo

Design e singularidades estético-interativas da narrativa fílmica.

Resumo

O principal objetivo do cinema passou sempre por aprofundar uma relação estreita entre a fabricação das imagens em movimento (techné), a construção de histórias e documentos audiovisuais (narrare) e a sua compreensão por parte do público (accipere). É o difícil equilíbrio entre a inovação técnica na captura da realidade, a sua restituição por meio de imagens em movimento e o desenvolvimento de uma nova linguagem narrativa em constante evolução. Nos últimos anos, as narrativas fílmicas, nas suas mais diversas formas e estruturas, sejam elas cinemáticas, videográficas ou textuais, passaram por transformações radicais. A diversidade e multiplicidade de novos dispositivos exibitivos, o avanço das tecnologias computacionais e a mudança nos modelos de recepção contribuíram para uma evolução dramática nos modos de contar histórias através da imagem em movimento. Podemos dizer que a interseção entre autores-criadores, narrativa fílmica interativa e seus espetadores-participantes (novos interatores), deu origem ao momento fundador de uma nova estética da interatividade cinematográfica.

Desde um caráter linear e clássico para uma utilização intensiva de narrativas complexas, hípermediáticas, rizomáticas, modulares, arborescentes e fragmentadas, os projetos de investigação desenvolvidos por Carlos Sena Caires seguem a vanguarda deste novo formato narrativo. Neste colóquio, serão apresentados e discutidos os seus projetos fílmicos interativos através de uma viagem audiovisual singular onde se apresenta um diálogo constante e estreito entre o cinema experimental interativo, o design de instalações audiovisuais e as novas configurações expressivas da imagem em movimento. Em "As Compossibilidades Temporais dos Amantes do Jardim do Tempo", Carlos Sena Caires apresentará um ensaio poético-audiovisual sobre design e singularidades estéticas da narrativa fílmica interativa.

Palavras-chave: Narrativa Fílmica, Estética da Interatividade, Interator, Dispositivo, Recepção fílmica, Design Interativo. 


Prof. Doutor IVO TEIXEIRA

Universidade Portucalense | Universidade do Porto (Porto - Portugal)

Professor Dr. Ivo Teixeira  (Espinho) é artista visual, Professor Auxiliar convidado na Faculdade de Engenharia e de Belas Artes da Universidade do Porto e Professor Auxiliar na Universidade Portucalense. Termina o Doutoramento em Media Digitais - Criação de Audiovisual e de Conteúdos Interativos (2018), no Programa PhD UT Austin|Portugal (FCT).

Durante este período de investigação é co-fundador do estúdio criativo Openfield-CreativeLab (2015), desempenhando o cargo de diretor criativo até aos dias de hoje. Openfield é um estúdio multidisciplinar que explora a poderosa combinação entre a arte e a tecnologia com o objetivo de criar novas experiências imersivas e colaborativas. Através da sua própria metodologia, o estúdio desenvolve experiências inovadoras, tendo já apresentado projetos em cidades como Porto, Lisboa, New York, Hong Kong, Brighton, Bari ou Bilbão.

 O Lugar do Corpo e as suas Potencialidades no Contexto da Instalação Audiovisual

Resumo

Esta apresentação contará com a mostra de alguns projetos desenvolvidos no estúdio criativo Openfield Creative Lab, onde abordará questões relacionadas com o uso de diferentes tecnológicas, tais como Sensores de movimento em performance e instalações audiovisuais, refletindo sobre o papel e a importância do corpo na relação com estas tecnologias de captação de movimento. Serão também abordadas questões relacionadas com a implementação destes projetos em Espaço Público, refletindo acerca da importância que tem o conceito de Site- Specific no desenvolvimento destes projetos. 


TRANSMISSÃO DO V COLÓQUIO IMAGE PLAY - BROADCAST OF THE IV COLLOQUIUM

( Canal Oficial Vimeo - Official Vimeo Channel )