VII COLÓQUIO - VII COLLOQUIUM (2025)
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival procura servir de plataforma na contribuição da reflexão do pensamento contemporâneo sobre a produção cultural e artística das novas narrativas audiovisuais, assim como ao pensamento crítico que esta gera. A arte atual é configurada a partir de alguns pontos que significam e voltam a ganhar significado nas diferentes categorias e elementos, próprios e de terceiros, que buscam definir uma identidade. A arte abre-se também para o que é estrangeiro, num processo contínuo de vinculação e desapego cultural. Nessas dinâmicas, as diferenças culturais são reafirmadas. Através de sua programação o IMAGE PLAY ► International Video Art Festival, procura articular um discurso aberto, construir uma ponte que vincula o público nas novas narrativas audiovisuais da arte emergente, que se insere no processo de experimentação e transformação contínua da vídeo arte como ferramenta de criação.
IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to works as a platform to contribute the reflection of contemporary thinking on the cultural and artistic production of the new audio visual narratives, as well as the critical thinking it generates. The current art is configured from some points that means in different categories and elements, his own and others, that seek to define an identity. Art also opens to what is foreign, in a continuous process of cultural attachment and detachment. In these dynamics, cultural differences are reaffirmed. Through its programming, IMAGE PLAY ► International Video Art Festival seeks to articulate an open discourse, build a bridge that binds the public in the new audio visual narratives of emerging art, which is part of the process, experimentation and continuous transformation of video art as a creative tool.
CONFERENCISTAS - SPEAKERS
3
PAÍSES - COUNTRIES
Portugal
► 12 de novembro de 2025 | 12 November 2025

Diretor do Comité Científico do Colóquio, Organizador e Moderador do Colóquio
Prof. Dr. HERNANDO URRUTIA
Doutor em Média-Arte Digital
Professor do LIMA - DAMG | Universidade Portucalense
Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT)
Investigador do CIAUD - UPT e CIAC
(Universidade Portucalense | Universidade do Algarve/Universidade Aberta)
Diretor Prof. Dr. Hernando Urrutia 1964 - Artista Multidisciplinar, Investigador, Designer, Curador, Compositor, Cineasta, Docente Universitário e Gestor Cultural. De raízes vascas e nacionalidade portuguesa. Doutor em Média-Arte Digital (UAb - UAlg). Estudos Avançados em Média-Arte Digital (UAb - UAlg), Licenciatura em Design (UPB), Licenciatura em Artes Visuais (IDBA). Professor Universitário em Multimédia e Artes do DAMG - Departamento de Arquitetura e Multimédia da Universidade "Portucalense" - Porto, Portugal. - Coordenador de Investigação na Área da Multimédia, do Polo CIAUD - UPT - (UPT), Representante na Área Científica de Audiovisuais e Produção dos Media do Curso de Multimédia e Artes da UPT, Investigador Colaborador no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação (UALg - UAb) e do CIAUD - UPT – Centro de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e Design - Polo UPT (UPT), Investigador Visitante no M-ITI - Madeira Interactive Technologies Institute (UMa). Curador do META-MORFO - Mostra Experimental de Tecnologia Audiovisual de Portugal (Brasil), do projeto "MEMÓRIAS DO FUTURO: inovação multimodal dos meios de comunicação", 2022-2023 (Projeto para o Cluster CINEX - Brasil) São Paulo, Curitiba, Brasil. Curador da Muestra de Vídeo Arte na Fronteira, na Secção Portugal e Secção Espanha, para a Feria Transfronteriza de Arte Contemporânea (Espanha - Portugal) 2023-2024-2025-2026, da "Fundación Olintia" de Espanha, Gibraleón (Huelva) - Espanha. Curador de FONLAND - International Video Art & Performance Festival, 2023 (Portugal). Fundador, Diretor e Curador Internacional de META-MORPHOSIS digital 2023-2024 (Portugal - Espanha). Membro do Comité Científico Internacional (Convidado Especial Internacional) no OVER THE REAL VIDEOART FESTIVAL - VI Edição (2021) Itália. Diretor Artístico e Coordenador de EXE – Experimental Exhibition | Audio-visual, Projeto de Exibições de Festivais/Mostras Internacionais, 2023-2025 (Portugal).
Curador Internacional do THE WRONG BIENNALE 2021-2022 | 2023-2024 (Espanha). Curador Internacional (Júri de Seleção e Premiação) de LANDSCAPE 2022-2023, em Salermo, Itália. Fundador, Diretor do Projeto "FX DIGITAL ART- Exibição de Arte Digital no Espaço Público", Funchal - Portugal. Fundador, Diretor, Produtor e Curador de EXPERIMENTA - Transformação Audiovisual (Mostra Internacional de Vídeo Arte), TRANSGRESSION art + technology PR 2 e IMAGE PLAY - International Video Art Festival, em Portugal. Representante e Coordenador para Portugal de FISURA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Experimental, 2023-2024 (México). Representante e Coordenador para Portugal e toda Europa de PLATFORM 101 – Exibição "FRACTAL: Order in Chaos" 2023-2024 (Irão). Presidente da Direção de + Art Contemporary - Associação Cultural. Diretor Artístico de Projetos Culturais nas áreas dos Novos Média e Média-Artes Digitais, na APCA - Agência de Promoção de Cultura Atlântica), 2023-2024 | Madeira, Funchal, Madeira - Portugal.
Membro da Equipa de Projetos Internacionais de Investigação e Produção: HERITAGAMES - HERITAGE | VIDEOGMES, as a Tool for Rural Heritage Interaction and Re-Connection, 2022-2023 (Áustria, Espanha, Grécia, Itália, Portugal, Reino Unido); MIM - Montagem e Inovação Multimodal, projeto apresentado ao CLUSTER CINEX I - CNPq n. 18 – Universal Brasil (Aprovado com valor 9,58/10) CIC-CIAC, 2022-2023 (Brasil - Portugal); CADÁVER XQUISITO - Projeto de Produção Audiovisual Internacional, 2022-2023 (Argentina - Colômbia - Cuba - Espanha - França - México - Portugal)
Diretor dos projetos: "+ Sound Art Project "; "olhAR-TE tocAR-TE"; "INexTERNO"; "DIGITAL Communication Processes"; "Urban Som"; "Punto Visual"; "Ha-Ser Contemporary Art Foundation"; "+ PROJECTION AC - Projecção de Arte Contemporânea no Espaço Público"; "olhAR-TE MAPEA- MENTO"; "LINE - Art Project"; "Signo-Simbolo" e "+ Art Contemporary"; Grupo de Investigação e Experimentação Sonora "Celacanto - Arte Sonora"; Fundador, Diretor do Projeto "MAD 01 - Museu de Arte Digital 01", Funchal - Portugal, entre outros.
Concluiu 140 formações de pós-graduação e 4 residências artísticas. Curador em 39 projetos artísticos. Recebeu 275 Reconhecimentos e 8 prémios, pelo seu trabalho artístico, especialmente em tempos recentes pela sua investigação, vídeo arte, gif e arte digital. Tem sido convidado especial em vários Salões de Arte Contemporânea.
Começou a sua vida artística em 1984 e tem vindo a expor profissionalmente desde 1986, acumulando uma carreira artística e académica de 39 anos, participando em vários projetos e mais de 590 exposições coletivas e 19 exposições individuais em 45 países.
Está representado em mais de 240 importantes Coleções Públicas em diferentes Instituições, Fundações, Museus e Galerias e em mais de 180 Coleções Privadas em países como Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Aruba, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Irão, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Malta, México, Paquistão, Peru, Polónia, Portugal, Porto Rico, Reino Unido, Sérvia, Suíça, Taiwan, Timor-Leste, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela, entre outros.
Membro de 30 Grupos Internacionais de Cinema Experimental nos Estados Unidos da América, Albânia, Espanha, Brasil, entre muitos outros países. Deu 34 conferências e vários workshops de formação. Tem sido convidado durante vários anos como Júri de Seleção e Prémio em Exposições, Festivais, Concursos e Salões de Arte.
Dedicou-se ao ensino durante vários anos como professor em várias Universidades. Publicou vários artigos científicos a nível nacional e internacional, incluindo o artigo científico "Projeção multimédia mural no espaço público: a difusão e formação desde a cidade", que foi incluído indexado (2019) pela sua importância na WEB OF SCIENCE CORE COLLECTION da WEB OF SCIENCE GROUP | Web of Science Author Connect, e o artigo científico "Contemporary art as a factor for knowledge generation from video", indexado (2021), em The ACM (ASSOCIATION FOR COMPUTING MACHINERY) PUBLISHING SYSTEM (TAPS), nos Estados Unidos da América.
Os seus artigos científicos e publicações têm sido referenciados e citados em 960 artigos científicos de diferentes partes do mundo, relacionados com História da Arte, Arte Digital; Vídeo; Multimédia; Mídia Digital; Vídeo Arte; Configurações pós-digitais: arte e cultura tecnológica; Teoria do Cinema; Imagem no Espaço: cartografia da produção contemporânea; Alfabetização/Literacia Visual; Entre o recetor e a arte tecnológica; Estudos Culturais; Sociologia Cultural; Transdisciplinaridade; Interfaces; Espaço Urbano; Teoria do Design; Cinema e Interdisciplinaridade; Estudos Visuais e Arte Pública; Fonotropias: Um Método de Investigação a partir da Experiência Estética; Arte contemporânea latino-americana; Teoria Digital; Tecnologia e novas mídias: da educação às práticas culturais e de consumo; Arte, Novas Tecnologias e Comunicação: Fenomenologia da contemporaneidade; Estudos Hispano-Eletrónicos; Artes; Investigador Experiente; Computação Gráfica; Numa Internet mais leve; O poder da imagem pobre-ligeira; Educação Artística; O Imaginário; História Social; Tecnologia Educativa; Musicologia; Discurso Crítico; Estudos Visuais e Culturais; Métodos em Linguística Cognitiva; Estudos Cinematográficos; Arte Contemporânea; Meios Digitais; Estudos Urbanos; Humanidades Digitais; Arte Glitch, Etnomusicologia, A Estética do Glitch, Semiotica, Música, Ciências da Computação, Humanidades Digitais entre outras. Tem 17 artigos e 20 textos curatoriais impressos e outros 26 artigos na web, além de 3 críticas de arte.
Atualmente é colaborador da revista "Fotografía en Movimiento" da Cidade do México - México; Colaborador da publicação (Revista de Artes Visuais) Zine Without - A Crow, de Wroclaw - Polónia; Colaborador da publicação (Revista de Arte) "Cooltzine" de Cooltsalon e Urban Dwellers Collective, de Sofia - Bulgária; Membro da Art Connet (Berlim - Alemanha); Membro da Artista Mundo (México); Membro da Red VADB - Organização Latino-americana de Arte Contemporânea; Membro da ARTEINFORMADO (Espanha); Membro da ARTRABBIT - Plataforma independente de arte digital, arte contemporânea e cultura visual (Londres - Inglaterra); Membro da FilmFreeway, Festhome, Shortfilmdepot, entre outros. Fundador, Diretor, Coordenador e Membro de vários Projetos Culturais.
Na área da investigação, está particularmente interessado em desenvolver: - A intervenção do espaço público; - A projeção visual em espaços públicos como forma de difusão e expansão do pensamento; - Narrativas como configurações de criação e ação de conhecimento nas áreas das artes digitais, a partir do espaço público; - Intervenções multimédia onde a imagem e o som são transformados através do próprio movimento dos participantes na utilização de sensores, com a intervenção do público na sua imersão e reverberação como parte fundamental do projeto; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público, meios de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea; - A arte contemporânea como fator de geração de conhecimento a partir do vídeo; - A democratização do conhecimento e a inclusão digital na globalização do conhecimento do espaço público como meio de transmissão do pensamento contemporâneo na confluência entre a tecnologia e a arte contemporânea.

Apresentação
O Colóquio explora a vídeo arte como espaço de inovação tecnológica e experimentação digital, refletindo sobre narrativas audiovisuais contemporâneas e a evolução da linguagem cinematográfica. A investigação parte de trailers de cinemas abandonados, analisando códigos, imagens gráficas e informações industriais nas margens das bobinas fílmicas, reinterpretando-os como material estético e conceptual.
O projeto transforma película, imagem e som em composições audiovisuais experimentais, visando revelar dimensões além da narrativa convencional. Discute-se a transição da reatividade para a interatividade, considerando sensores e atuadores como interfaces entre o físico e o digital, e como a escolha de sinais e formas de atuação no espaço influencia a coerência e expressividade das experiências híbridas.
Além disso, aborda-se a emergência de sistemas modulares, arborescentes e fragmentados, que configuram novas estéticas da interatividade. O Colóquio centra-se em projetos de instalações e performances audiovisuais, detalhando processos criativos, técnicas e sistemas, promovendo uma reflexão crítica sobre a convergência entre cinema, vídeo arte e tecnologias interativas.
Prof. Dr. Hernando Urrutia
Diretor do Comité Científico do Colóquio

PALESTRAS
Colóquio em língua portuguesa - Colloquium in Portuguese
TRANSMISSÃO DO VII COLÓQUIO IMAGE PLAY - BROADCAST OF THE VII COLLOQUIUM
Para assistir ao vivo e aceder diretamente dirija-se ao seguinte link de Zoom do:
VII COLÓQUIO IMAGE PLAY – 2025
12 – 11 – 2025 | 15:00 h (Lisboa)
ID da reunião: 870 4777 1499
Senha: 859196
( Plataforma Oficial Zoom - Official Zoom Platform )

PROGRAMAÇÃO VII COLÓQUIO IMAGE PLAY ►2025
► HEAD, TAIL, RAIL: IMAGENS PERIFÉRICAS OU O OBTUSO DAS IMAGENS FÍLMICAS.
Investigador Doutor HUGO OLIM ( Portugal )
Doutorado em Audiovisuais pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.
(Funchal - Portugal)

► FECHAR O "LOOP": DESENHAR O DIÁLOGO ENTRE O DIGITAL E O FÍSICO.
Prof. Doutor ALEXANDRE CLÈMENT ( Portugal )
Diretor Consultor de I&D, com colaboração continuada com a Yamaha Japão
- Professor no LIMA/DAMG da UPT.
UNIVERSIDADE PORTUCALENSE
(Porto – Portugal).

► PERCURSO ARTÍSTICO: VISIOPHONE.
Prof. Doutor RODRIGO CARVALHO ( Portugal )
- ID+ Research Institute for Design, Media and Culture
- Institute of Research in Art, Design and Society i2ADS
- Professor no FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
- Professor na Universidade Lusófona.
ID+ RESEARCH INSTITUTE FOR DESIGN, MEDIA AND CULTURE
(Porto – Portugal)


CONFERENCISTAS
Investigador Doutor HUGO OLIM (Portugal)
Universidade de Lisboa (Funchal - Portugal)
Investigador Dr. Hugo Olim nasceu em Machico, ilha da Madeira, em 1978. A sua obra artística insere-se no campo das artes visuais, mais concretamente no vídeo e na fotografia, onde explora a imagem em diferentes formas: na relação com o som, o tempo, o espaço e a tecnologia. É Doutorado em Audiovisuais pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa.

Head, Tail, Rail: imagens periféricas ou o obtuso das imagens fílmicas.
Resumo
Tendo como ponto de partida um conjunto de trailers cinematográficos, provenientes de salas de cinemas em abandono, este trabalho de investigação artística explora uma série de códigos, imagens gráficas e informações industriais, encontradas na periferia dessas bobinas fílmicas, que servem de orientação aos técnicos laboratoriais e aos projeccionistas. Sustentado nos conceitos de esconderijo (Bazin), intervalo (Vertov) e obtuso (Barthes), Head, Tail, Rail procura reflectir sobre o que está para além daquilo que os filmes, normalmente, mostram. Com recurso ao found footage e a várias técnicas de montagem, este trabalho pretende transformar as matérias fílmicas (película, imagem e som) em novas, experimentais e regeneradas composições audiovisuais.
Prof. Doutor ALEXANDRE CLÈMENT
Universidade Portucalense (Porto – Portugal)
Professor Dr. Alexandre Clèment é artista, investigador e docente universitário sediado no Porto. O seu trabalho centra-se na interação e na interatividade, com ênfase em Interação Humano Computador, articulando som, imagem e espaço em sistemas que ligam o digital ao físico. Como consultor de I&D, com colaboração continuada com a Yamaha Japão, desenvolve metodologias e protótipos em múltiplas tipologias de solução incluindo interfaces tangíveis, instalações responsivas, e sistemas distribuídos. Na academia leciona e orienta nas áreas dos medias interativos, som, game design e programação criativa, articulando prática experimental com base conceptual.

Fechar o "Loop": Desenhar o diálogo entre o digital e o físico..
Resumo
Um olhar focado sobre o percurso da reatividade para a interação e para a interatividade, e sobre como sensores e atuadores se tornam a interface entre o físico e a computação. A sessão propõe uma leitura conceptual dos diferentes níveis de resposta de sistemas interativos, discutindo como o desenho do "loop" de feedback, a escolha dos sinais captados e das formas de atuação no espaço determinam clareza, coerência e expressividade nas experiências híbridas entre mundos digital e material.
Prof. Doutor RODRIGO CARVALHO
-ID+ Research Institute for Design, Media and Culture
- Institute of Research in Art, Design and Society i2ADS
- Professor no FBAUP - Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto
- Professor na Universidade Lusófona.
ID+ RESEARCH INSTITUTE FOR DESIGN, MEDIA AND CULTURE (Porto – Portugal)
Professor Dr. Rodrigo Carvalho (Porto, 1983), live visuals & interactive arts.
Licenciado em Design pela U.Aveiro (Aveiro, 2005), Mestrado em Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra (Barcelona, 2009) e Doutorado em Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab (Porto, 2018).
No seu trabalho explora visuais e dispositivos interactivos para a criação de performances, instalações e espaços imersivos. Já apresentou trabalho em variados eventos nacionais e internacionais como: Sonar Festival (Barcelona), MutekEs (Barcelona), Echo(Dubai), Stereolux (Nantes), Iminente (Lisboa) entre outros.
É também lado visual do projecto BorisChimp504 e co-fundador do estúdio criativo Openfield.

Percurso Artístico: Visiophone.
Resumo
A palestra centra-se numa seleção de projetos de Rodrigo Carvalho / Visiophone, com foco na exploração de instalações e performances audiovisuais. Serão abordados detalhes do processo criativo de cada projeto, assim como técnicas e sistemas utilizados.
TRANSMISSÃO DO VII COLÓQUIO IMAGE PLAY - BROADCAST OF THE VII COLLOQUIUM
( Canal Oficial Vimeo - Official Vimeo Channel )


